Dentro da estratégia de mobilizar e capacitar empresas, a MEI criou o Sistema de Núcleos Estaduais de Inovação. O objetivo é fazer com que as ações nacionais cheguem aos estados, fortalecendo e divulgando a inovação por todo Brasil.

Atualmente contamos com 25 Núcleos Estaduais de Inovação, coordenados pelas entidades regionais do Sistema Indústria (SESI/DR, SENAI/DR, IEL/NR e Federações), e com apoio de parceiros locais e nacionais, como o SEBRAE.

Com o parceiro CNPq inserimos bolsistas de que apoiam as atividades dos núcleos e contribuem para o aumento significativo do número de empresas inovadoras no país. E com o SEBRAE, ampliamos a gestão da inovação em micro e pequenas empresas industriais por meio de consultoria para elaboração e execução de planos de inovação. 

painel objetivos site inova

MEI – mobilização empresarial pela inovação

As indústrias brasileiras precisam de políticas públicas que atendam exatamente suas necessidades. Para que isso seja possível, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) articulou a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). Com o apoio de líderes empresariais, das principais associações industriais e das federações estaduais da indústria, é possível unir forças em uma ação jamais vista, que tem o objetivo de mover a agenda de inovação, para que ela seja adequada à realidade empresarial.

O movimento foi lançado em outubro de 2008, durante o Encontro Nacional da Indústria (ENAI). A iniciativa surgiu juntamente com o compromisso de reforçar o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do país, para mudar o foco do mundo empresarial.

Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar um maior número de empresas para a importância da Inovação, a MEI elaborou um plano de ação em que se destaca a Rede de Núcleos de Inovação (RNI). Essa Rede, coordenada pelas Federações das Indústrias, conta com 25 Núcleos Estaduais de Inovação com parceria das entidades regionais do Sistema Indústria, SEBRAE/UF, governos estaduais, universidades e institutos tecnológicos.

O Comitê de Líderes Empresariais e o governo vêm mantendo um diálogo permanente para a construção de uma agenda que estimule a inovação nas empresas brasileiras.

 

OBJETIVOS IMEDIATOS

Sensibilizar as empresas e sua alta direção para o desafio de inovar e realizar atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D).

Fazer da inovação um tema prioritário da alta direção das empresas brasileiras.

Aumentar o protagonismo dos líderes empresariais na agenda de inovação.

 

Comitê Gestor do núcleo de inovação

 

Comitê-Gestor Estadual: constituído por representantes da Federação das Indústrias, SESI/ DR, SENAI/DR, IEL/NR, SEBRAE/UF e por parceiros estratégicos locais, como as Associações Setoriais, os sindicatos empresariais da região e representantes do governo local e academia.

Comitê-Gestor Setorial: constituído por representantes da Associação Setorial e parceiros estratégicos, como as Federações das Indústrias, os sindicatos empresariais da região e representantes do governo local e academia.

Os Comitês Estaduais e Setoriais têm o objetivo de: » definir as diretrizes estratégias do Núcleo, que deverão estar em linha com as diretrizes estabelecidas pelo Comitê Gestor Nacional da RNI; » coordenar as atividades do Núcleo Estadual ou Setorial;

Cria Comitê Gestor do Núcleo

Cada Núcleo de Inovação deverá instituir um comitê gestor estadual ou setorial para coordenar suas atividades e formular, executar e acompanhar seu Plano de Ação.

Atribuições dos membros do Comitê Gestor do Núcleo

 

Federação das Indústrias

Exercer a coordenação do Núcleo de Inovação no estado.

 

Definir, em conjunto com os parceiros e empresas, as prioridades de atuação, que deverão ser descritas no Plano de Ação do Núcleo.

 

Executar com os parceiros as ações previstas no Plano de Ação do Núcleo de Inovação. » Sensibilizar e estimular empresas para a realização dos Planos de Inovação na empresa.

 

Acompanhar e monitorar as empresas que desenvolveram Planos de Inovação, mensurando e disseminando os resultados alcançados.

 

Aportar recursos financeiros às ações do Núcleo de Inovação.

 

Elaborar as prestações de contas.

 

Associações Setoriais

Exercer a coordenação do Núcleo de Inovação Setorial.

Definir, em conjunto com parceiros e empresas do setor, as prioridades de atuação, que deverão ser descritas no Plano de Ação do Núcleo.

Executar com os parceiros as ações previstas no Plano de Ação do Núcleo de Inovação.

Sensibilizar e estimular empresas para a realização dos Planos de Inovação na empresa.

Acompanhar e monitorar as empresas que desenvolveram Planos de Inovação, mensurando e disseminando os resultados alcançados.

Aportar recursos financeiros às ações do Núcleo de Inovação.

Elaborar as prestações de contas.

 

Parceiros Estratégicos Sistema INDÚSTRIA (SESI/DR, SENAI/DR, IEL/NR) e Sistema SEBRAE/UF

Apoiar a Federação na coordenação do Núcleo de Inovação no Estado.

Definir, em conjunto com a federação de indústria do Estado e seus parceiros, as prioridades de atuação do Núcleo.

Apoiar o planejamento e a execução do Plano de Ação do Núcleo de Inovação.

Sensibilizar e estimular empresas para a realização dos Planos de Inovação na empresa.

 Acompanhar e monitorar as empresas que desenvolveram Planos de Inovação, disseminando os resultados alcançados.

 

Sindicatos, universidades, agências de desenvolvimento, bancos, centros de tecnologia, governo e entidades de apoio.

Articular os associados para as ações a serem desenvolvidas pelos Núcleos de Inovação. » Apoiar o planejamento e a execução do Plano de Ação do Núcleo de Inovação.

Sensibilizar e estimular empresas para a realização dos Planos de Inovação na empresa. » Acompanhar e monitorar as empresas que desenvolveram Planos de Inovação, disseminando os resultados alcançados.

 

Empresas Industriais

Participar da construção do plano de Ação dos Núcleos de Inovação.

Participar das ações previstas no Plano de Ação dos Núcleos de Inovação.

Dar condições para formulação e execução, em conjunto com sua alta administração, do Plano de inovação da Empresa, conforme as diretrizes da MEI.

Responder às pesquisas de aferição de resultados.

menu multimidia 01
menu multimidia 02
menu multimidia 03
menu multimidia 04

Realização

logomarca fibra