Terça 22 Julho 2014

fibra-logosesi-logoiel-logo

Laboratório da Construção Civil

SERVIÇO: DESCRIÇÃO:
Plano de Grenciamento de Resíduos Sólidos na Construção Civil Elaboração e implantação de programa que visa a gestão adequada de resíduos oriundos do processo produtivo da construção civil.Prioriza-se a produção mais limpa, evitando o descarte inadequado e a poluição ambiental.
Implantação do PBQP-H Consultoria para implantação do SIAC -Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil baseado na NBR ISO 9001:2008 para certificação nível A do PBQP-H.
Auditoria Iterna PBQP-H Realização de Auditoria interna visando a Certificação SIAC e ISO 9001:2008.
Elaboração de Projeto e Execução de Jardim Elaboração de projeto para construção de jardins de casas, condomínios e Edfícios e Espaços urbanos em geral.
Respostas Técnicas Especialistas da área de Construção Civil respondem dúvidas técnicas de baixa complexidade das empresas.
Organização e Execução de Eventos Técnicos Serviços de organização e execução de palestras, workshops, encontros técnicos elaborados de acordo com a necessidade do mercado.
Ensaios-Concreto  
Ruptura de corpos de prova Método de ensaio pelo qual os corpos-de-prova cilíndricos de concreto são submetidos à compressão.
Moldagem de corpos de prova Moldagem e cura de corpos-de-prova de concreto, corpos-de-prova cilíndricos utilizados nos ensaios de compressão e de tração por compressão diametral e a corpos-de-prova prismáticos utilizados no ensaio de tração por flexão.
Dosagem racional do concreto Determinação do traço de concreto a ser utilizado para obtenção de determinada resistência, incluindo ou não aditivos.
Corte e retífica de testemunhos extraídos de concreto Preparo e ensaio de testemunhos cilíndricos e prismáticos de concreto simples, armado e protendido.
Esclerometria - malha de 09 ou 16 pontos Avaliação da dureza superficial do concreto endurecido pelo uso do esclerômetro de reflexão.
Módulo de deformação estática do concreto - 5 corpos de prova Determinação do módulo estático de elasticidade à compressão do concreto endurecido, em corpos-de-prova cilíndricos que podem ser moldados ou extraídos da estrutura.
Tração na flexão de corpo de prova prismático. Determina a resistência à tração na flexão de concreto usando corpo-de-prova prismático.
Ensaios-Solos  
Densidade "In Situ". Determinação da massa específica aparente in situ solos.
Proctor Determinação a relação entre o teor de umidade e a massa específica aparente seca de solos quando compactados, de acordo com os processos especificados.
CBR Determinar o valor do índice de Suporte Califórnia e da expansão de solos em laboratório, utilizando amostras deformadas, não reusadas, de material que passa na peneira de 19 mm, com um mínimo de 5 corpos-de-prova.
Ensaios-Argamassa  
Resistência à compressão Resistência à compressão.
Idade Adicional Resistência à compressão.
Tempo de pega Determina o inicio e fim de pega argamssa à Reação do cimento.
Densidades de massa e teor de ar incorporado Determina a porcentagem de ar incorporado na argamassa.
Teor de água Determina a quantidade de água na aragamassa.
Arrancamento Determinação resistencia de aderencia à tração do revestimento.
Ensaios-Aço  
Dobramento Ensaio de dobramento semi-guiado, de produto metálico.
Tração: classe A, classe B ou CA 50 ou 60 Ensaio de tração em materiais metálicos e define as propriedades mecânicas que podem ser determinadas à temperatura ambiente.
Barras com emenda mecânica ou por solda: tração Determinação da resistência à tração em barras de aço destinadas a armaduras para concreto armado, com emenda mecânica ou por solda.
Ensaios-Agregados  
Abrasão "Los Angeles" Determinação do desgastre percentual de agregados graúdos.
Impurezas Orgânicas Determinação colorimétrica de impurezas orgânicas em agregado miúdo destinado ao preparo do concreto.
Granulometria Determinação da composição granulométrica de agregados miúdos e graúdos.
Massa unitária Determinação da massa dos agregados no estado solto.
Massa específica Determinação da massa específica absoluta dos agregados.
Torrões de argila Determinação do teor de argila em torrões e materiais friáveis, eventualmente presentes em agregados, destinados ao preparo do concreto.
Material pulverulento Determinação por lavagem, em agregados, da quantidade de material mais fino que a abertura de malha da peneira de 75 un.
Ensaios-Cimento/Calda  
Finura Determinação da finura de cimento Portland com o emprego de peneira 75 μm (nº 200), pelos procedimentos manual e mecânico. É determinada a porcentagem, em massa, de cimento cujas dimensões de grãos são superiores a 75 μm (fração retida).
Tempo de pega Determinação do tempo de pega da pasta de cimento portland utilizando o aparelho de Vicat.
Resistência à compressão (3/7/28 dias). Série de 12 corpos de prova Determinação da resistência a compressão de cimento Portland.
Índice de fluidez da calda de cimento Determinação do índice de fluidez de calda de cimento para injeção, pelo funil de Marsh.
Resistência à compressão da calda de cimento (7 e 28 dias). Moldagem, cura e determinação da resistência à compressão de corpos de prova cilíndricos de caldas de cimento para injeção.
Índice de esxudação e expansão da calda de cimento Determinação dos índices de exsudação e expensão de calda de cimento para injeção.
Vida útil da calda de cimento Determinação da vida útil de calda de cimento para injeção em bainhas ou dutos de armaduras de protensão de peças de concreto protendido, pelo acompanhamento da evolução do índice de fluidez após a mistura.
Ensaios-Pavimentos Intertravados  
Resistência à compressão e análise dimensional Determinação da resistêincia à compressão de peças pré-moldadas de concreto destinadas à pavimentação de vias urbanas, pátios de estacionamento ou similares.
Ensaios- Blocos Cerâmicos ou Intertravados  
Resistência à compressão e análise dimensional. Incluindo capeamento Análise dimensional e determinação resistência à compressão, em blocos vazados de concreto simples para alvenaria.
Absorção e área líquida. Determinação da absorção de água, da área líquida, em blocos vazados de concreto simples para alvenaria.
Ensaios- Argamassa  
Resistência à compressão. Série por idade. Determinação resistência à compressão de argamassas para assentamento e revestimento de paredes e tetos, no estado endurecido.
Idade adicional. Série por idade Determinação resistência à compressão de argamassas para assentamento e revestimento de paredes e tetos, no estado endurecido.
Moldagem para argamassa. Série por idade. Determinação da moldagem de argamassas para assentamento e revestimento de paredes e tetos, no estado endurecido.
Tempo de pega (início e fim) Determinação dos tempos de pega de concretos e argamassas de cimento portland por meio da medida da resistência à penetração.
Retenção de água Determinação da retenção de água em argamassas para assentamento e revestimento de paredes e tetos.
Densidade de massa e teor de ar incorporado Determinação da densidade de massa e do teor de ar incorporado em argamassas no estado fresco, destinadas ao assentamento e revestimento de paredes e tetos.
Teor de água Determinação do índice de consistência da argamassa a ser utilizada na realização de ensaios necessários à caracterização do material.
Resistência à tração de Argamassa (arrancamento), (revestimentos). Ensaio no campo Determinação da resistência de aderência à tração de revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas.
Arrancamento "Pano de Teste", mínimo de dois e máximo de 4 séries. Verificação de dosagem de traços (ensaio no campo). Determinação da resistência de aderência à tração de revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas.
Arrancamento Argamassa colante - AC II, AC III e AC III E - substrato padrão Determinação da resistência de aderência, medida através de arrancamento por tração simples, para argamassa colante industrializada, destinada ao assentamento de placas cerâmicas em pisos e paredes.
Absorção de água em placa cerâmica Fixa as características exigíveis para fabricação, marcação, declarações em catálogos, recebimento, inspeção, amostragem, métodos de ensaios e aceitação de placas cerâmicas para revestimento.