Quarta 20 Agosto 2014

fibra-logosenai-logoiel-logo

 

ESCOLA INTEGRAL SESI - MATRÍCULAS ABERTAS

Modalidade de ensino atende crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e oferece, além da matriz curricular do Ensino Fundamental, diversas atividades complementares de enriquecimento curricular, lazer, esporte e cultura


A cada dia, aumenta o número de famílias em que marido e mulher estão inseridos no mercado de trabalho. E ter tranquilidade para trabalhar enquanto os filhos estão na escola, com o tempo preenchido com uma série de atividades complementares ao aprendizado, é o sonho de qualquer pai. Assim, o modelo de Escola Integral acaba por ser uma resposta à recorrente demanda da atualidade. E o Serviço Social da Indústria (Sesi-DF) deu o pontapé inicial para essa nova realidade de ensino, desde que, há três anos, passou a oferecer escola em período integral, nas unidades de Taguatinga, Gama e Ceilândia.

Cláudia Mesquita, mãe de Renan Mesquita (10), aprova a Escola Integral Sesi. “Além da educação de qualidade, meu filho tem o tempo ocupado com excelentes atividades. Assim, não sobra tempo para as barbáries do mundo”, relata Cláudia. Nessa modalidade de ensino, que contempla crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, os alunos chegam ao Sesi-DF às 7h15, onde permanecem até às 17h30. O modelo inclui matriz curricular comum do Ensino Fundamental no período da manhã. Já à tarde, almoço e atividades complementares como acompanhamento pedagógico, Lego educacional, teatro, música, dança, e artes plásticas, educação ambiental, empreendedorismo, inglês e espanhol, oficinas de alimentação e higiene, além de esporte, informática e psicologia escolar preventiva. Ainda segundo Cláudia, é um alívio saber que, na Escola Integral, o filho tem alimentação balanceada, especialmente montada pelas nutricionistas da Central de Produção de Alimentos do Sesi. “Ele tem colesterol alto e saber que nas três refeições que ele faz no colégio há a premissa de ensinar ao aluno bons hábitos alimentares, com a inserção de frutas, verduras e legumes, é reconfortante”, diz. 

A proposta pedagógica da Escola Integral é aliar o ensino de qualidade da Rede Sesi de Educação, já reconhecida nacionalmente, às atividades extra-curriculares no turno inverso que, de fato, contribuam para o desenvolvimento social, cognitivo, motor e psíquico de cada estudante. “Desejamos que a educação do Sesi forme cidadãos ativos e conscientes, capazes de analisar, agir, criar e propor soluções diante das inúmeros situações de a vida os apresentará”, diz a Coordenadora de Educação para a Nova Indústria, Rosiane Alves Moura. Ainda segundo a coordenadora, o destaque de 2011 serão as oficinas e laboratórios, também realizados em turno oposto, que colocarão na prática tudo aquilo que se aprendeu na teoria. “O Sesi entende que os alunos têm o direito de saber qual a aplicação de tudo o que se aprende em matemática, física, química, biologia, etc. É o início de um longo caminho que culmina na escolha da profissão”, completa.

E se os pais ficam tranquilos com a Escola Integral, as crianças, por sua vez, mostram-se felizes. A aluna Letícia (10), do 2º Clico 2º Período, diz que estudar na Escola Integral é “demais”. “Temos muitas atividades legais, além de estudar. Eu, por exemplo, aprendi a jogar futebol com o PAF. Prefiro ficar o dia inteiro no colégio a ficar em casa sem fazer nada”, conta a menina.

Letícia se referiu ao Programa Atleta do Futuro (PAF), que tem o objetivo de promover o desenvolvimento físico, pessoal e social da criança mediante a prática esportiva.  Para tanto, são trabalhados exercícios de base motora (6 a 8 anos), práticas pré-desportivas (9 a 11 anos)  e prática esportiva (12 a 14 anos). Por meio do PAF, os pequenos têm a oportunidade de experimentar várias modalidades esportivas durante as aulas de educação física, como futebol, natação, atletismo, voleibol, basquete, entre outros.
Matrículas

As matrículas para 2011 estão abertas. Os interessados em matricular o filho na Escola Integral Sesi já podem procurar uma das três unidades onde é oferecida essa modalidade de ensino. Ceilândia: 3471-9747 / Gama: 3484-9617 / Taguatinga: 3355-9504. O Sesi oferece política de desconto para industriários e número de crianças por família, além de desconto para pagamento à vista.

O Sesi-DF deu início, no dia 18 de outubro, ao processo de matrículas para a rede de educação. Estão disponíveis vagas para a Escola Integral e para o Educação Básica Educação Profissional (EBEP). A Escola Integral funciona nas três unidades: Ceilândia, Gama e Taguatinga. Já o EBEP é oferecido apenas em Taguatinga.

Na Escola Integral, o destaque de 2011 fica com as oficinas e laboratórios também realizados em turno oposto, que colocarão na prática tudo aquilo que se aprendeu na teoria. Além de tudo isso, os alunos têm a possibilidade de vivenciar atividades motoras e pré-desportivas em diversos ambientes, como voleibol, judô, atletismo e natação, o que proporciona condicionamento físico, espírito esportivo e de equipe. Já o EBEP existe com o intuito de aumentar a perspectiva de inserção social e no mercado de trabalho. Para tanto, o Sesi-DF trabalha em parceria com o Senai-DF para oferecer educação completa. Ao final do 3° ano, os alunos farão jus ao certificado de conclusão do Ensino Médio e ao Diploma de Habilitação Técnica.

Os alunos do Centro de Ensino Sesi são resguardados com seguro escolar que abrange o trajeto casa-escola e escola-casa, além de almoço e lanche. Já os alunos do EBEP recebem almoço.

MATRÍCULAS ABERTAS
Informações:
Ceilândia - 3471-9747
Gama - 3484-9617
Taguatinga - 3355-9504