Presidente do Sinduscon-DF agora é cidadão de Brasília

homenagem titulo cidadao honorario botelho

Empresários, políticos, amigos, familiares e funcionários do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) e da Construtora LDM lotaram o plenário da Câmara Legislativa na noite de segunda-feira (11) para homenagear o engenheiro e empresário Luiz Carlos Botelho. O presidente do Sinduscon-DF recebeu o título de cidadão honorário de Brasília.

A sessão solene foi presidida por Telma Rufino (Pros), que propôs a outorga do título, aprovada por todos os deputados distritais. “É uma justa homenagem a um homem que dedica a vida a construir uma cidade cada vez melhor”, afirmou a deputada, presidente da Comissão de Assuntos Fundiários. “Ele é exemplo para os cidadãos de Brasília, trabalha realmente em prol da comunidade e é gerador de empregos.”  

Mineiro de Campo Florido, Botelho recordou a chegada a Brasília, falou do amor pela cidade e agradeceu à família pela compreensão quanto ao tempo dedicado à doação ao coletivo, que definiu como sua vocação. O empresário de 72 anos relembrou as várias profissões que exerceu antes de se tornar engenheiro e de começar sua própria empresa, em atividade desde 1979. “Na vida tudo se pode, desde que se queira e que se dê a perseverança”, resumiu.

Botelho falou da emoção de viver a construção da capital, aonde chegou em 1956. “A cidade nasceu da fibra de quem a construiu”, disse. E foi assim que se apaixonou pela engenharia. Os exemplos também o inspiraram a entrar na vida sindical. Além dos pioneiros da construção, ele citou antigos presidentes do Sinduscon-DF. “Nós buscamos o exemplo, de outros para nós, mas de nós para todos.”

Reconhecimento

Amigos do pioneiro e a mulher dele, Suely, com quem é casado há 47 anos, fizeram questão de lhe dizer palavras de carinho e de agradecimento. O sindicato o homenageou com um vídeo sobre sua trajetória, com imagens de obras importantes da construtora do mais novo cidadão honorário da capital, como as tesourinhas da W3. Sobre o trabalho em defesa dos interesses da indústria, Botelho destacou as áreas de desenvolvimento econômico (ADEs) e recentes avanços na legislação distrital.

O presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, chamou a atenção para a retidão, a liderança empresarial, a representatividade e a disposição do presidente do Sinduscon-DF. “A indústria brasiliense se sente honrada; é uma homenagem que vem para coroar sua trajetória e esperamos que continue nesse caminho por muito tempo porque você só faz bem ao setor produtivo”, disse.

Elson Ribeiro Póvoa, 1° vice-presidente da Fibra e ex-presidente do Sinduscon-DF, elogiou a capacidade de Botelho de evoluir nas propostas e de contornar obstáculos. “Ele abriu as portas do nosso sindicato para o Legislativo e tem feito um trabalho exemplar. O título vocaliza o sentimento de todos que têm o prazer de conviver com ele”, declarou.

O presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT), falou da importância e do simbolismo do título concedido ao empresário da construção civil. “Brasília é a maior realização dos brasileiros. O senhor ajudou a construir essa realização. Precisamos de cidadãos que acreditem no País”, afirmou o deputado.

Também discursaram na sessão solene o deputado federal Izalci Lucas (PSDB); o deputado distrital Raimundo Ribeiro (PPS); o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana; o presidente do Crea-DF, Flávio Correia, que representou também o Confea; Adalberto Valadão, ex-presidente do Sinduscon-DF; o jornalista Silvestre Gorgulho; o empresário Paulo Octávio; e o presidente do Clube de Engenharia de Brasília, Hélio Fausto.

Texto: Anna Halley
Fotos: Cristiano Costa/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

banner biotic site

BANNER CARTILHA LIXO 250x170px

ATA CIN 1

logo sites inovindustria

banner pro site catalogo

Fibra News