Confiança da indústria brasiliense se eleva em agosto

icei agosto 19O Índice de Confiança do Empresário Industrial do Distrito Federal (Icei-DF) marcou 59,1 pontos em agosto. O resultado, 1,3 ponto maior do que no mês anterior e 4,4 pontos acima do apurado no mesmo mês de 2018, foi puxado pela avaliação mais positiva dos industriais brasilienses quanto às condições atuais.

Depois de quatro meses com valores negativos, o indicador que mede a percepção sobre as condições atuais subiu 3,6 pontos de julho para agosto e alcançou 51 pontos. Desde março esse indicador não ultrapassava a linha de 50 pontos, que separa confiança de falta de confiança.

Influenciaram o resultado positivo tanto a agenda econômica nacional quanto a local. No primeiro caso, pesaram o avanço da Reforma da Previdência, aprovada na Câmara dos Deputados no início de agosto, a discussão sobre a Reforma Tributária, o anúncio da liberação de saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e a aprovação da Medida Provisória da Liberdade Econômica, que aguarda sanção presidencial para se tornar lei. Em esfera distrital, investimentos do governo em infraestrutura e o anúncio de privatizações animaram os industriais.

Neste ano, o Icei-DF tem se mantido sempre acima de 50 pontos, mas com movimento de oscilação. “A falta de dinamismo da produção, reflexo da fragilidade do emprego e do comércio local, está entre os principais motivos para o comportamento pendular do Icei em 2019”, diz o presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar.

As expectativas dos industriais seguem em alta e praticamente não sofreram alterações. O indicador que mede as expectativas para os seis meses seguintes passou de 62,9 pontos em julho para 63,2 em agosto — aumento de 0,3 ponto.

O Icei-DF é realizado mensalmente pela Fibra, em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi do DF (IEL-DF) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os dados da última pesquisa foram coletados de 1º a 13 de agosto.

Veja a série histórica do Icei-DF.

Texto: Samira Pádua
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisa

banner indicadores

epilepsia fibra

banner pro site catalogo