Inovação e Desenvolvimento Tecnólogico

Inovação e Desenvolvimento Tecnológico

Em um cenário mundial de constantes e rápidas mudanças no setor produtivo, o investimento em inovação e tecnologia pode ser tornar a maior alternativa para garantir o desenvolvimento e a competitividades das indústrias locais. E se engana quem pensa que inovar está relacionado apenas com a criação de alguma “grande invenção”. Na prática, ser inovador envolve qualquer processo que possa facilitar a vida das pessoas, seja ele científico, seja tecnológico, seja financeiro, seja comercial ou seja, até mesmo, organizacional.

Buscando estimular a promoção da inovação e de estudos e pesquisas relacionadas à criação de novas tecnologias e projetos, a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) criou a Diretoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, que visa contribuir com a formulação de políticas públicas que consolidem as ações de inovação, além de estimular a formação de parcerias governamentais com empresas, associações, sindicatos e universidades.

Núcleo de Inovação

Em 2008, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançou o programa Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), com o objetivo de intensificar o desenvolvimento das indústrias brasileiras e ampliar a efetividade das políticas públicas de apoio à inovação. Uma das estratégias instituídas foi a criação dos Núcleos Estaduais de Inovação que visam fortalecer a divulgação dos trabalhos, fazendo com que as ações de âmbito nacional cheguem aos estados. Atualmente, existem 25 núcleos estaduais coordenados pelas entidades regionais do Sistema Indústria (SESI/DR, SENAI/DR, IEL/NR e Federações), que operam em parceria com instituições governamentais, universidades e institutos tecnológicos.

No DF, o Núcleo de Inovação atua com a participação do Comitê Gestor de Inovação que envolve empresários locais, academia e governo. As reuniões ocorrem uma vez por mês e sempre são conduzidas por debates sobre temas relevantes para o desenvolvimento do setor produtivo local como legislação vigente, prioridades e gargalos dos segmentos e cases de sucesso de processos inovadores.  Com a participação de parceiros locais, o comitê define as estratégias do núcleo e coordena as atividades sempre com foco em formular, executar e acompanhar o plano de ação desenvolvido.

Diversos eventos já foram realizados na sede da Federação para disseminar a importância dos processos inovadores, como o debate sobre a relevância da propriedade intelectual e a palestra “Fundamentos Estratégicos da Gestão da Inovação”. Para saber mais sobre essas ações, confira os links abaixo:

Núcleo de Inovação da Fibra debate Propriedade Intelectual

Empresários são estimulados a investir em inovação

A Diretoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Fibra, por meio do Núcleo de Inovação do DF, também presta outros serviços como consultoria para empresas que têm interesse em participar de editais de fomento e assessoria para o desenvolvimento dos planos de gestão de inovação das empresas locais.

Confira abaixo alguns exemplos dessa atuação:

Edital SENAI SESI de Inovação 2016 fortalecerá cadeias produtivas da indústria

Para difundir as ações realizadas pela Diretoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico foi criada a página Inovindustria, utilizada também para divulgar eventos, matérias, editais e novos conceitos sobre o tema. Para acessar, clique aqui! 

Convênio CNI/Sebrae

Visando promover a cultura da inovação junto às empresas, a CNI e o Sebrae firmaram um convênio de cooperação para criar oportunidades de trabalho na gestão de projetos inovadores. No DF, a parceria é executada pelo Núcleo de Inovação da Fibra e consiste em selecionar propostas de consultoria em gestão da inovação e gestão empresarial voltadas para microempresas e empresas de pequeno porte industriais da cidade. A ideia é elevar o grau de maturidade dos projetos, oferecendo apoio técnico e financeiro para que as propostas sejam desenvolvidas dentro do Núcleo de Inovação do DF.

 Startups

A Fibra, por meio da Diretoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, tem a prática de apoiar o lançamento de editais, que costumam ser responsáveis por incorporar inovações e resultar no lançamento de novas gamas de produtos e serviços no mercado. Um dos programas de maior sucesso foi desenvolvido em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do DF - FAP DF, e consiste no edital Startups Brasília, que já está na segunda edição e visa fomentar tecnologias inovadoras desenvolvidas por empresas de base tecnológica do DF.

Núcleo de Inovação debate Internet das Coisas (IoT)


Como parte das atividades de capacitação, a Diretoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico realizou, no dia 29 de junho de 2016, a capacitação “Internet das Coisas”. O evento foi realizado em parceria com o Instituto Eldorado, e teve como objetivo debater os impactos que as novas tecnologias podem causar na rotina das pessoas comuns, nos ambientes comerciais e nos produtivos.

Inovacao e Desenvolvimento Tecnologico2 

Para mais informações sobre a Diretoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, entre em contato com a nossa equipe pelo telefone (061) 3403-0870 ou pelo e-mail nucleo.inovaçao@sistemafibra.org.br

 

aplicativo conexao rt

cartilha esocial

BANNER CARTILHA LIXO 250x170px

banner pro site catalogo

Fibra News