• 1
  • 2

 MG 4574.corpo

Que a internet, nos dias de hoje, é uma tecnologia essencial para articular a comunicação em todo o mundo não é mais novidade para ninguém! Mas e quanto a internet das coisas? Você sabe o que é? Se interessou em conhecer mais sobre este tema que está dominando o mundo da inovação e do desenvolvimento tecnológico?

 

Saiba que, assim como você, cerca de 90 pessoas também se interessaram pelo assunto e compareceram ao encontro "Indústria, Tecnologia e Internet das Coisas", realizado pela Diretoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), por meio do Núcleo de Inovação.

A capacitação teve como objetivo debater os impactos que as novas tecnologias podem causar na rotina das pessoas comuns, nos ambientes comerciais e nos produtivos. A programação contou com a mediação do presidente da Associação de Startups e Empreendedores Digitais (Asteps), Hugo Giallanza, e com a apresentação de duas palestras: “Internet das Coisas” e “Principais tecnologias que impactam na operação das indústrias”.

O painel “Internet das Coisas” foi ministrado pelo palestrante Daniel Guerra. Durante sua fala, ele abordou o conceito e os desafios tecnológicos desta revolução tecnológica, além de discutir sobre suas possíveis aplicações na indústria. Já Paulo Foina, responsável pela palestra “Principais tecnologias que impactam na operação das indústrias”, tratou de temas mais abrangentes, como manufatura avançada, realidade virtual e ampliada e a articulação desses elementos com a própria internet das coisas.

Para o superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-DF), Cláudio Tavares, o surgimento de novas tecnologias é o resultado natural da expansão do uso da internet. “No caso da indústria, a revolução tecnológica tem impacto direto na produção, na produtividade e consequentemente na competitividade da economia brasileira. É de se notar que novos talentos serão exigidos, assim como novas práticas, nas relações de trabalho. Este evento marca a atenção que o Sistema Fibra dá ao tema, demonstrando nossa disposição de encarar os novos desafios”, analisa Cláudio.

Participante do evento, a jovem Erica Freitas estava representando a empresa na qual trabalha, a Wise informática. Segundo ela, mesmo trabalhando na área de recursos humanos, muitos assuntos discutidos durante o encontro poderão ser utilizados em sua rotina diária. “Eu achei ótima essa iniciativa porque, muitas vezes, a empresa não tem condições de pagar cursos para todos os funcionários. Dessa forma, com capacitações gratuitas, nós conseguimos absorver conhecimentos em diversas áreas e repassá-los para nossas equipes, mesmo que o nosso trabalho não seja relacionado diretamente à inovação e tecnologia”, afirma.

Ao fim do evento, foi aberto espaço para que os participantes pudessem debater e tirar dúvidas quanto às questões apresentadas. Todos receberão, por e-mail, o certificado de participação.

Aline Porcina
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
Telefone: (61) 3362.6127
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Imagens: Moacir Evangelista


menu multimidia 01
menu multimidia 02
menu multimidia 03
menu multimidia 04

Realização

logomarca fibra