Documentos de Referência

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA MEI 2015-2017

O trabalho que ora apresentamos é resultado da continuidade do Planejamento Estratégico da MEI 2012-2014. Houve necessidade de revisitar a visão, a missão e os objetivos estratégicos e desdobrá-los em um plano de ação balanceado e alinhado aos novos desafios.
Além disso, o novo Planejamento Estratégico da MEI foi uma construção conjunta por meio de uma metodologia participativa. Esse foi um esforço empreendido pelos líderes empresariais que participam da MEI, dos colaboradores da Diretoria de Inovação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e de parceiros institucionais.

FORTALECIMENTO DAS ENGENHARIAS

Uma grande evolução no ensino das Engenharias no Brasil é fundamental para que o País aumente sua produtividade e acompanhe os países mais inovadores.
A maior competitividade da indústria depende da disponibilidade e da qualidade dos engenheiros e tecnólogos.
De acordo com a Pesquisa de Inovação 2011 (PINTEC), realizada pelo IBGE, 72,5% das empresas entrevistadas entendem a falta de recursos humanos qualificados como sério obstáculo para a inovação do setor industrial. O fato é que, do total de profissionais de engenharia, pouco mais da metade (54%) atua no setor industrial. O quadro de escassez se agrava quando sabemos que a maioria dos estudantes (60%) abandona o curso antes de se formar.
Para além de uma sólida base técnica, as faculdades de Engenharia deveriam formar profissionais com capacidade de inovação e empreeendedorismo, liderança e trabalho em equipe, habilidades que transcendem a formação dos cursos tradicionais. Uma revisão profunda nos parâmetros de ensino torna-se, portanto, fundamental para que o País aumente sua produtividade e se torne mais inovador.

22 CASOS DE INOVAÇÃO DE PEQUENAS, MÉDIAS E GRANDES EMPRESAS

Os 22 casos reunidos neste livro mostram a força da inovação nas indústrias brasileiras. Revelam, também, a visão dos empresários e das suas equipes de executivos e profissionais. Sejam grandes, médios ou pequenos, esses negócios alcançaram, cada um a seu modo, resultados eloquentes. Esta é uma pequena amostra do que se passa no universo inovador da indústria brasileira e serve de estímulo para prosseguirmos em nossa defesa de um sistema propício à inovação. O ambiente que estamos construindo, com a ajuda de tantas pessoas, empresas e instituições, é o alicerce do futuro da indústria e do desenviolvimento do Brasil.

MEI: Ações e Resultados 2014

A indústria brasileira enxerga a agenda de inovação como um imperativo, que deve estar no coração da estratégia empresarial. 
Nesse sentido, ao longo de 2014, a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) aprimorou o seu planejamento estratégico, buscando modernizar os pressupostos que garantam a sua maior efetividade.

INOVAÇÃO - DIFERENCIAL COMPETITIVO: O SUCESSO NA TRAJETÓRIA DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

A inovação traz vantagens competitivas para as empresas, que se traduzem em avanços no bem-estar social e, por isso, deve ser sempre incentivada. Mudanças organizacionais e o desenvolvimento de novos produtos, serviços, processos e modelos de negócio não ocorrem sozinhos. Práticas inovadoras se fortalecem quando realizadas por meio de parcerias e com o apoio de iniciativas que visem o seu estímulo.

É nesse sentido que a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) vêm trabalhando de forma ativa nos últimos quatro anos. Sob a bandeira da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), lutamos para incorporar o tema na estratégia das empresas e ampliar a efetividade das políticas de apoio no país. Trata-se de um exemplo bem-sucedido de interação público-privado, por meio da construção conjunta de soluções para aumentar a competitividade.

Em consonância com esse objetivo, a MEI criou os Núcleos Estaduais de Inovação (NEI), que atuam em rede para que ações nacionais cheguem aos estados, reforçando atividades inovadoras por todo o Brasil. Em 2010, por intermédio desses núcleos, a CNI e o SEBRAE firmaram parceria para implantar planos de inovação nos pequenos negócios por
meio de atos de mobilização, capacitação, consultoria e assessoria. Como resultado, mais de 6.000 empresas foram capacitadas e mais de 1.500 tiveram atendimento em gestão.

Os 15 casos presentes nesta publicação são evidências inspiradoras do resultado dessa iniciativa.

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