Quem somos

Quem somos Fibra

Nascida para agregar um dos mais importantes setores produtivos da Capital, a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) chega aos 40 anos com o propósito de continuar como principal propulsora do desenvolvimento econômico e social da capital brasileira. Uma marca forte que se estrutura com a participação de 10 sindicatos industriais e que, juntos, representam 10,20% do Produto Interno Bruto (PIB) do DF. A meta é chegar em 2014 com uma fatia de 14%.

É a força motora das empresas que alavanca o processo de oferta de emprego e renda para a população. Para isso, uma das vertentes foi o lançamento, em 2006, do Plano Estratégico de Desenvolvimento Industrial (PDI-DF), o mapa da indústria local que contempla 52 metas e objetivos com a finalidade de incrementar o setor industrial.

Mas, as ações não param. Uma das bandeiras da Fibra é inserir a indústria no mercado internacional. Deste modo, se busca o incremento das exportações.

Ao mesmo tempo, a Federação das Indústrias atua na atração de investimentos para o DF. Uma prova disso é o Parque Tecnológico Capital Digital (PTCD), empreendimento a ser erguido numa área de 123 hectares próximo à Granja do Torto. O segmento de TIC é uma das vocações da indústria local.

Para isso, a Fibra participa de missões ao exterior e promove a reunião de delegações empresariais na sede da Federação das Indústrias, para que neste intercâmbio haja maior exploração sobre as potencialidades e atividades da capital federal.

A Fibra tem em sua estrutura três braços importantes na missão desenvolvida ao longo destas quase quatro décadas de fundação. O Serviço Social da Indústria (Sesi/DF), marca da responsabilidade social ao trabalhador da indústria está presente na sociedade da capital brasileira colocando à disposição os serviços de educação, saúde, esporte, lazer e cultura.

No mesmo grau de importância, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/DF), braço do ensino profissional e qualificação de mão de obra para a indústria local, está presente em pontos estratégicos da cidade, oferecendo capacitação profissional com elevado grau de qualidade, formando profissionais com o perfil ideal demandado pelo mercado de trabalho do DF.

O terceiro elo é o Instituto Euvaldo Lodi (IEL/DF), que faz a integração entre as escolas, universidades e as indústrias, na oferta de estágio, capacitação empresarial e estudos e pesquisas demandados pelas empresas instaladas no parque industrial.

Deste modo, o conjunto de entidades se encarrega da interface com os setores da economia local com o firme propósito de assegurar que Brasília seja reconhecida como a cidade do empreendedorismo e não somente como a capital administrativa e política do Brasil.

banner biotic site

BANNER CARTILHA LIXO 250x170px

ATA CIN 1

logo sites inovindustria

banner pro site catalogo

Fibra News