• 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15
  • 16
  • 17
  • 18

Selo inédito marca o reposicionamento da indústria do DF

lancamento marca industria glaucya braga 1É pública a marca “Indústria Brasília”.  O selo, criado para identificar os produtos produzidos pelo parque fabril da Capital Federal, é uma iniciativa inédita da Federação das Indústrias do DF (Fibra) e o Sebrae no DF. A cerimônia de lançamento ocorreu no mezanino da Torre de TV, cuja vista permitiu aos presentes contemplar o maior cartão postal da cidade, a Esplanada dos Ministérios. Ainda durante o evento, as entidades assinaram um termo de cooperação técnica, que prevê as ações do Projeto de Promoção da Indústria do DF. 

Segundo o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, este é um marco para a restruturação e reposicionamento da indústria do DF e irá começar pelas empresas que já adotaram a capital do país como inspiração. “Aqui tem uma riqueza de produtos, que eventualmente não são conhecidos como de Brasília ou de qualidade. De imediato, esta será uma campanha para mostrar à população que aqui tem produtos internos que ela conhece e gosta, mas que não sabe que é produzido aqui”, explica.

Jamal ressalta, ainda, que o selo é uma resposta imediatista às demandas do setor industrial brasiliense, que possui mais de 5,6 mil unidades, empregando cerca de 100 mil pessoas, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Diretor superintendente do Sebrae no DF, Antônio Valdir Oliveira filho, lembra que a maior parte destes empreendimentos industrias locais são de micro e pequeno porte e se adequam ao escopo do Sebrae no DF.

“Essa parceria vai alavancar os setores de serviço e comércio aliados à indústria, trazendo um desenvolvimento estruturado para a capital do país. Queremos construir juntamente com a Fibra um novo modelo de desenvolvimento econômico, para driblar a crise e alavancar novos postos de trabalho”, completa Antônio Valdir.

As duas entidades seguem com um extenso cronograma de implementação do Projeto. Em setembro, o corpo técnico da Fibra e do Sebrae terão acesso à pesquisa: Perfil da Indústria de Brasília, lançada em parceria com a Companhia de Planejamento do DF (Codeplan). A partir disso, será traçado o perfil e as regras para que as empresas possam estampar em seus produtos a marca. Os primeiros impactos da iniciativa devem ser colhidos efetivamente na Semana da Indústria do próximo ano, com a 1ª Mostra da Indústria de Brasília.

O evento será uma grande feira de exposição e negócios do que as indústrias do DF produzem. Com foco nas novas diretrizes que a Federação tem dado ao setor o empresário, Valter Dantas conta que já estuda desenvolvimento de novas ferramentas para atender e ofertar um serviço ainda melhor para a população do DF. “Queremos fomentar um novo mercado, tendo a sustentabilidade e praticidade como uns dos principais focos”, afirma Dantas, que atende a indústria de óleos e lubrificantes.

lancamento marca industria glaucya braga 2

Aprovação do Executivo e Legislativo

O governador do DF, Rodrigo Rollemberg, e a presidente da Câmara Legislativa, Celina Leão, estiveram no lançamento do selo “Indústria Brasília”. Ambos ressaltaram a importância da iniciativa para estimular a economia local e driblar a crise financeira que atinge o país como um todo. “Gerar oportunidade de trabalho e alternativas de renda melhora acaba melhorando a qualidade de vida. Quermos articular parceria com empreendedores locais e promover o desenvolvimento do setor produtivo local. A marca ‘Indústria Brasília’ é bem vinda e vai agregar valor a esta política”, diz Rollemberg. 

Suzana Leite
Assessoria de Imprensa da Presidência
Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
e-mail: suzana.leite@sistemafibra.org.br
Telefones: (61) 3362-6139 / 9956-2447

Marcus Fogaça
e-mail:marcus.fogaca@sistemafibra.org.br 
Telefones: 3362-6127 / 96740238

Pesquisa

Banner adesao 271x170px

Banner downloads 271x170px

Banner imagens 271x170px