Notícias

Fibra trata de Saúde e Segurança do trabalho com a Construção Civil

pda comolidarcomasnrs construcaocivil2

A construção civil é o quinto setor econômico em número de acidentes no País, segundo os anuários estatísticos de acidentes de trabalho do INSS. Pelos dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), o risco de um trabalhador morrer na construção civil é mais do que o dobro da média. Em geral, a probabilidade de um empregado se incapacitar permanentemente nesse setor é seis vezes maior do que o conjunto de trabalhadores das demais atividades. A falta de investimentos em prevenção é considerada uma das causas dos altos índices de acidentes laborais no Brasil, que giram em torno dos 5 milhões, entre dados colhidos de 2007 a 2013.

Diante deste cenário, a Federação das Indústrias do DF (Fibra) realizou, nesta quarta-feira (27/4), o curso “Como lidar com as NRs que impactam a Indústria?”, orientando cerca de 20 empresários e técnicos da construção civil do DF quanto aos procedimentos obrigatórios para assegurar a segurança e a saúde dos empregados, regulamentando os artigos 154 a 201 da CLT.

Na oportunidade, o especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e engenheiro civil Aledson Costa ressaltou que é bem complexo fazer gestão em saúde e segurança no trabalho no segmento da construção civil, porque envolve muitas normas, não só a NR 18 - que é a mais tradicional – a NR 5, a NR 10, a NR 83, entre outras. “Mas a gestão vem da cultura da própria empresa. As empresas precisam buscar o apoio dos sindicatos, da própria Federação das Indústrias, e se envolver com as questões legais quanto ao tema, porque existem muitos itens a serem cumpridos, a fiscalização tem aumentado, as questões que vão para o fórum da justiça do Trabalho também.

O consultor ressalta, ainda, que não se deve fazer economia quando o assunto é SST. “Muitas vezes por causa de custos, as construtoras acabam contratando empresas de consultoria que não têm respaldo legal. Isso acaba causando problemas para o empresário”, adverte. Costa aconselha que que se busque empresas idôneas para realizar este trabalho, como é o caso do Serviço Social da Indústria – o Sesi, por exemplo.

O Sesi como provedor de soluções

Pensando na segurança do trabalhador, o Sesi identifica, avalia e controla situações de risco, promovendo um ambiente de trabalho muito mais saudável e tranquilo para os funcionários da indústria. Os serviços oferecidos são: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA); Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT); Avaliações ambientais; Laudo Técnico das Condições de Ambiente de Trabalho (LTCAT); Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP); Consultoria para Implantação e Capacitação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes; Ergonomia.

Além disso, há a especialidade médica que previne doenças do trabalho e promove a qualidade de vida do trabalhador que são o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO) e o Programa de Prevenção e Promoção de Perda Auditiva (PPPA).

Mais informações acerca dos serviços oferecidos pelo Sesi às empresas podem ser obtidas nos números: (61) 3462-7144 oi 3462-7147.

O PDA

O curso “Como lidar com as NRs que impactam a Indústria?” é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), realizado pela Diretoria de Relações do Trabalho e Apoio Sindical da Fibra. O encontro foi realizado, gratuitamente, no edifício-sede da Fibra.

O próximo evento do PDA será no dia 12/5, especialmente para representantes dos sindicatos filiados à Fibra. Trata-se de um treinamento dos usuários acerca do “Site e Boletim Eletrônico do Sindicato”. Outras informações acerca do Programa: (61) 3362-6115.

Suzana Leite
Assessora de Imprensa da Presidência
Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
Telefones: 3362-6139 / 9956-2447
Fotos: Cristiano Costa/Sistema Fibra   

banner indicadores

 reforma da previdencia

aplicativo conexao rt

cartilha esocial

BANNER CARTILHA LIXO 250x170px

banner pro site catalogo

Fibra News