Notícias

Sindicatos recebem orientações para gerenciar sites e boletins


pda site sindicato corpo materia DSC3119

Manter uma comunicação rápida e eficiente é fundamental para movimentar o setor produtivo e aumentar a competitividade das empresas. O tempo cada vez mais curto e as demandas crescentes fazem com que os empresários busquem alternativas mais dinâmicas e econômicas para se manter antenados em tudo o que acontece no ambiente mercadológico de cada área.

Diante deste cenário, a internet se tornou uma grande aliada para o mundo empresarial. Além de uma considerável redução de custos em itens como aparelhos de telefonia e comunicação impressa, a rede virtual também possui uma abrangência geográfica ampla, atingindo pessoas em qualquer lugar do mundo.

Mas, será que os empresários e entidades sindicais sabem explorar tudo que está disponível nesta importante ferramenta da tecnologia da informação?

Buscando orientar sobre uso correto da internet em benefício das ações das entidades sindicais, a Diretoria de Relações do Trabalho e Apoio Sindical da Fibra realizou o treinamento “Site e Boletim Eletrônico do Sindicato”.

A capacitação foi realizada no edifício-sede da Fibra, na última quinta-feira (12/05), e contou com a participação de executivos sindicais e técnicos responsáveis pela gestão de sites e boletins eletrônicos dos sindicatos criados por meio da plataforma do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA).

Segundo o consultor da CNI Ícaro Soares, o que fideliza o internauta são as atualizações periódicas e de qualidade que os sites fazem de seu conteúdo. “Se o sindicato não mantiver o site atualizado, o público vai aos poucos perdendo o interesse e o vínculo com a entidade. É muito importante que a equipe de comunicação se preocupe com a atualização das informações e também com o layout da página, banners e notícias para que o leitor perceba o cuidado com o portal e subentenda que todos os dias poderá acessá-lo, pois serão postadas informações novas”, afirma.

Durante o curso, Ícaro explicou que a criação e gerenciamento dos portais é gratuita e deve ser feita pelo próprio canal do PDA. O sindicato deve solicitar a validação do CNPJ, que o reconhece como sindicato da indústria. Após ser validado pela Federação, a entidade está habilitada e já pode iniciar a criação do site/boletim, até mesmo utilizando a sua própria url. A plataforma é de fácil navegação e conta com suporte online, via e-mail, da equipe de atendimento da CNI.

A capacitação apresentou as novas ferramentas disponíveis na plataforma, que foram desenvolvidas com base nas demandas apresentadas pelas federações, e abordou temas como gerenciamento do conteúdo do site, dos boletins e identidade visual do portal. Tudo isso com o objetivo de tornar o site cada vez mais atrativo e constantemente acessado como principal fonte de informação para as indústrias do setor.

Um bom exemplo de case de sucesso na utilização da plataforma gratuita oferecida pelo PDA pode ser observado no portal do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Distrito Federal (Sindiveste-DF). O site registra as principais notícias do setor, além de informações sobre legislação, eventos, divulgação de empresas filiadas e prestação de serviços aos sindicalizados. Somente no mês de abril de 2016, o portal alcançou 3,6 mil acessos, tendo agora a meta de atingir 5 mil visitas até o final de maio, e 10 mil acessos em dezembro deste ano.

Para a vice-presidente do Sindiveste, Mábel De Bonis, o ambiente virtual é um braço importante de prestação de serviço ao setor. “Desde que assumimos o Sindiveste-DF, eu e Walquiria Aires (presidente da entidade) entendemos que seria estratégico estreitar o relacionamento com o setor usando a tecnologia e o ambiente virtual. E, com isso, nos transformamos em referência no DF quando se fala em informação técnica”.

O Programa de Desenvolvimento Associativo - PDA

O Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) é um instrumento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e das Federações de Indústria para fortalecer a representação sindical empresarial e o associativismo. Desde 2007, diversos projetos vêm sendo desenvolvidos com o intuito de criar um ambiente de negócios favorável à competitividade da Indústria e ao crescimento sustentável do país.
Além de informar e capacitar os empresários, as ações do PDA também abordam temas atuais e relevantes para a rotina de produção de cada setor, como negociações coletivas, legislação empresarial, relações trabalhistas e redução de despesas.
Mais informações: (61) 3362-6115

Aline Porcina
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
E-mail: aline.costa@sistemafibra.org.br
Fotos: Cristiano Costa/ Sistema Fibra

 

banner indicadores

 reforma da previdencia

aplicativo conexao rt

cartilha esocial

BANNER CARTILHA LIXO 250x170px

banner pro site catalogo

Fibra News