Fibra e embaixada da Coreia do Sul firmam parceria

img grande site

A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) recebeu, nesta quarta-feira (10/08), o Embaixador da Coreia do Sul no Brasil, Lee Jeong-Gwan, e o presidente da Federação da Câmara de Comércio e Indústria de Gyeonggi, Choi Shin-Won, para a assinatura do Memorando de Entendimento entre a Fibra e Federação da Câmara de Comércio e Indústrias de Gyeonggi, Coreia do Sul.

O encontro foi realizado no edifício-sede da Casa e teve como objetivo aproximar as duas entidades, visando a cooperação e o desenvolvimento de ideias, projetos em conjunto e ações compartilhadas.

Gyeonggi fica no maior parque industrial da Coreia do Sul e reúne grandes empresas do país, que são associadas à Federação local. Neste aspecto, é interessante que as empresas brasilienses mantenham contato com organizações coreanas, de modo que possam ser compartilhadas novas tecnologias e soluções inovadoras para o setor produtivo.

Segundo o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, é uma alegria para a Casa contar com este tipo de parceria que possibilita levar para o mundo as qualidades do setor produtivo local. “Brasília tem particularidades privilegiadas. Temos alto nível de escolaridade, renda per capita acima da média nacional, condições logísticas e localização privilegiada, além de muito afeto e disposição para receber nossos parceiros. Esta soma é fundamental para o desenvolvimento de novos negócios”, disse Jamal.

A assinatura do memorando é resultado da visita feita pela delegação da Coreia do Sul à Fibra, no dia 24 de junho deste ano. Acompanhados pelo embaixador Lee Jeong-Gwan, empresários do país conheceram os serviços prestados pelas unidades que compõem o Sistema Fibra. Na ocasião, também foram apresentadas oportunidades de parcerias na Capital Federal, além do grande potencial industrial existente na cidade, já que o DF tem, atualmente, PIB de R$ 150 bilhões, tornando a economia local como a 8ª maior do país.

Durante o evento, o embaixador destacou que Brasília está em contínuo desenvolvimento, o que seria uma característica fundamental para um bom ambiente negócios. “Vou falar muito de Brasília para os nossos empresários sul-coreanos e destacar as vantagens da cidade, que pode ser um importante ponto de referência para o nosso mercado. Estamos em busca de novas oportunidades, além das já conhecidas nas grandes metrópoles do país”.

O encontro desta manhã entre as Federações foi intermediado pelo Centro Internacional de Negócios (CIN), do Sistema Fibra. De acordo com a gerente de negócios da unidade, Viviane Brunelly, o Memorando de Entendimento é o primeiro passo para o desenvolvimento de futuras atividades, considerando que há proximidade entre o portfólio de produtos e serviços desenvolvidos pelas duas Casas.

“O CIN teve a missão de entender o trabalho desenvolvido pela Federação da Coreia e identificar como os conhecimentos e habilidades podem ser agregados. Nós intermediamos o contato e os interesses, com foco em planejar e defender as diretrizes da presidência da Fibra. A partir deste trabalho, a nossa expectativa é de que outras parcerias com outras delegações também possam ser implementadas”, finaliza Brunelly.

Aline Porcina

Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)

Telefone: (61) 3362.6106

E-mail: aline.costa@sistemafibra.org.br