Estudos de Inteligência Comercial chegam ao CIN-DF em 2017

A partir de 2017, o Centro Internacional de Negócios do Distrito Federal (CIN-DF) passará a oferecer mais um importante serviço em seu portfólio de atividades. Desta vez, a iniciativa está relacionada a um conjunto de soluções para que os produtos e serviços das empresas possam alcançar os mais altos níveis de mercado.

Em breve, os empresários brasilienses terão acesso aos Estudos de Inteligência Comercial, que fazem parte do Portfólio de Serviços da Rede CIN e compõem o segmento denominado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) de “Soluções IC”.

Com uma visão integrada das oportunidades e dos desafios, os Estudos de Inteligência Comercial representam uma consultoria didática para atuar de forma competitiva no mercado internacional. Ao todo, são seis estudos distintos que objetivam auxiliar os empresários na tomada de decisão sobre a internacionalização de seus negócios, por meio de informações obtidas em análises aprofundadas de perfis de mercado. Conheça, abaixo, o objetivo de cada um deles:

1) Encontre potenciais mercados no exterior - Visa auxiliar a empresa a identificar potenciais mercados para a internacionalização de seu produto ou setor. Neste estudo, identificam-se cinco mercados, sendo dois potenciais e 3 alternativos aos produtos selecionados pelo demandante e, além disso, são identificadas as principais barreiras de internacionalização do produto ou setor indicado. Realiza-se também uma comparação da potencialidade dos mercados externos em relação ao mercado brasileiro.

2) Analise o mercado alvo - É focado na análise de um determinado país, contendo informações relevantes para que a empresa entenda a cultura e economia do referido país em termos de comércio. São levantados dados econômicos, sociais, culturais e de comércio exterior, além de informações sobre barreiras tarifárias e não tarifárias. Tais informações buscam dar suporte a análise comparativa entre o país destino e o Brasil.

3) Avalie a competitividade e a concorrência no mercado alvo - Compara as condições de competitividade dos dois maiores países fornecedores do produto selecionado ao país destino com o Brasil. Busca-se estabelecer uma análise do setor no mercado alvo. Desta forma, verificam-se os principais parceiros comerciais, os principais concorrentes, os preços médios adotados, as principais barreiras comerciais, as potencialidades do mercado, as principais formas de comercialização, dentre outras informações que auxiliem na tomada de decisão da empresa sobre a internacionalização, com base em dados comparativos e fluxos de comércio.

4) Formule seu preço para o mercado global - Consiste em orientar a empresa sobre como formular o preço do seu produto para o mercado internacional. São levantadas questões fiscais sobre o produto, informações de precificação, classificação da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e de preços praticados no mercado doméstico.

5) Identifique clientes no exterior - É o estudo que contempla pesquisas para identificação de potenciais clientes ao produto determinado. São levantadas informações gerais acerca do país, sua cultura e práticas de negócio. Para validação dos clientes mapeados são contatadas fontes no país alvo, que dão subsídio ao demandante no que diz respeito à prospecção de clientes.

6) Conheça o intercâmbio comercial do seu produto no mercado alvo - Avalia a relação bilateral estabelecida entre o Brasil e o mercado alvo, analisando a relevância da participação do produto nesta relação. Este estudo é considerado de muita utilidade para uma rápida avaliação do intercâmbio comercial com potencial parceiro.

Além dos Estudos de Inteligência Comercial, o CIN-DF também oferece diversos outros serviços com foco em auxiliar o empresário no processo de internacionalização. Para saber mais informações sobre as atividades do Centro Internacional de Negócios do DF, entre em contato pelos telefones (61) 3362-6122/6132, ou pelo e-mail cin@sistemafibra.org.br

Por Aline Porcina
Assessoria de Imprensa do Sistema Fibra