Prêmio apoiado pela Fibra seleciona projetos para aumentar arrecadação

Vencedores do Prêmio Egov de Idéias

Foram revelados nesta segunda-feira (4/9) os dez projetos vencedores da primeira edição do Prêmio Egov de Ideias para Geração de Receitas Extratributárias para o DF. O concurso, realizado pela Escola de Governo do DF (Egov), recebeu 93 sugestões da população para incrementar a arrecadação pública sem aumento de tributos. Os ganhadores receberam, ao todo, R$ 18,5 mil. O valor foi pago pela Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), que tem se colocado ao lado do governo local na busca por soluções que contribuam para a retomada do desenvolvimento econômico e social da capital do país.

Sandro do Nascimento Santana, 48, foi o grande vencedor. O agente da Polícia Civil sugeriu a criação de uma série de álbuns de figurinhas, com temas de Brasília como a história e personagens importantes. A ideia é que haja distribuição de prêmios e veiculação de publicidade.

Entre as outras ideias premiadas estão a abertura de capital das principais empresas públicas do DF, a venda de espaços publicitários em prédios públicos, a reciclagem de papel em órgãos do governo e a concessão à iniciativa privada da gestão da Rodoviária do Plano Piloto e dos terminais rodoviários. “O Estado precisa dividir com a população a possibilidade de pensar em soluções para gerar receita sem aumentar impostos. Isso é comum em outros países e pode ser usado no nosso”, afirmou o diretor da Egov, José Wilson Granjeiro.

Os trabalhos foram inscritos em subtemas: fazenda, gestão pública e sustentabilidade. A escolha levou em conta o conteúdo da ideia, a pertinência com os temas principal e secundário, a aplicação prática, o ineditismo, o uso apropriado da língua portuguesa e a possibilidade de execução.

A comissão julgadora foi composta por representantes das Secretarias de Planejamento, de Fazenda e de Economia e Desenvolvimento Sustentável e por um integrante do Instituto Fecomércio. Os projetos vencedores serão publicados no site da Egov.

Texto: Marcus Fogaça
Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
Assessoria de Imprensa da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)

reforma da previdencia