Notícias

Sistema Fibra homenageia seus representantes na WorldSkills

homenagem world skillsdubai2017 sistemafibra senaidf

Os quatro competidores que representaram o Distrito Federal no maior torneio de educação profissional do mundo em outubro foram homenageados pelo presidente do Sistema Fibra, Jamal Jorge Bittar, diretores e presidentes de sindicatos nessa quinta-feira (9), no edifício-sede da Federação. A 44ª WorldSkills ocorreu de 15 a 18 de outubro em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

Os ex-estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) trouxeram uma medalha de bronze, com Fábio Serpa na ocupação de Movelaria, e três certificados de excelência: Gilberto Ferreira em Aplicação em Revestimento Cerâmico; Wanderson Coimbra em Sistemas de DryWall e Estucagem; e Wisley Pereira em Mecânica de Refrigeração e Ar Condicionado. “Tenho muito orgulho de ter sido o primeiro medalhista brasileiro da minha competição”, comemorou Fábio.

Em nome do Sistema Fibra, o presidente agradeceu a dedicação e os resultados obtidos na WorldSkills. “Estou muito orgulhoso. Não é fácil trazer resultados de excelência em uma competição como essa”, disse Jamal. “Você mostram que não só temos vocação industrial como somos competentes na formação da mão de obra para a indústria.”

A edição de 2017 foi a que contou com o maior número de competidores do DF – quatro dos 56 representantes do Brasil. A participação na etapa internacional veio após o grupo vencer, no ano passado, as seletivas nacionais em suas respectivas ocupações. “Foram muitas as dificuldades, mas conseguimos superar e trazer bons resultados. Só posso agradecer a todos que acreditaram em nosso trabalho”, afirmou Wanderson. Wisley, por sua vez, diz que Senai tem transformado a sua vida. “Venho do interior da Bahia e graças a essa oportunidade pude ter uma profissão e vivenciar novas experiências.”

Os instrutores Jose Araújo, da ocupação de Movelaria; Jecivaldo de Oliveira, de Aplicação em Revestimento Cerâmico; Mateus Mariano, de Sistemas de DryWall e Estucagem; e a dupla Willian Grassioti e Joaquim Venâncio, de Mecânica de Refrigeração e Ar Condicionado, também foram homenageados pelo trabalho que desenvolveram com os competidores ao longo do período de treinamento.

Pratas da casa

Em 2018 os quatro representantes do DF serão contratados como trainees nas unidades do Senai-DF, como explica o diretor regional, Marco Secco. “A proposta é que eles sejam capacitados para se tornarem docentes e que contribuam na formação profissionais de alunos e futuros participantes da WorldSkills”.

Não será a primeira vez que o Senai aposta em seus representantes no torneio para formar outros campeões. Os instrutores Jecivaldo e Willian representaram o DF na competição em 2011 e se sagraram terceiro e primeiro lugar em suas ocupações, respectivamente. “Eu sei como é a emoção que vocês estão passando. O que o Senai fez por mim e está fazendo por vocês é muito importante e ainda vai render muitos frutos”, disse.

Excelência comprovada

A WorldSkills 2017 reuniu em quatro dias mais de 1,2 mil jovens de 68 países em 52 ocupações técnicas. Os brasileiros ganharam 15 medalhas, sendo 7 de ouro, 5 de prata e 3 de bronze, além de 26 certificados de excelência. No quadro geral, o Brasil ficou em segundo lugar, atrás apenas da Rússia.

Viajou a Abu Dhabi, além dos quatro competidores, a coordenadora regional da WorldSkills do Senai-DF, Eliséia Tavares. Jefferson de Carvalho de Almeida, Valmir Tavares de Souza e Célia Leitão, também do Senai-DF, foram à competição para atuar com avaliadores, julgando outras equipes.

O Senai é o maior complexo de educação profissional e serviços tecnológicos das Américas. Desde 1942, formou mais de 71 milhões de trabalhadores para 28 áreas da indústria brasileira. A instituição está em todas as regiões do Brasil com 555 escolas e 442 unidades móveis. Só no DF são três unidades físicas – Gama, Sobradinho e Taguatinga – e duas remotas – Brazlândia e Itapoã. 

Texto: Marcus Fogaça
Imagens: Cristiano Costa/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

aplicativo conexao rt

cartilha esocial

BANNER CARTILHA LIXO 250x170px

banner pro site catalogo

Fibra News