Notícias

Aprimoramento das competências sindicais é concluído

Oficina para Sindicatos filiados

Após seis meses de atividades, chegou ao fim na quinta-feira (9) o projeto Aprimoramento das Competências dos Líderes e Executivos em Enquadramento Sindical e Benefícios do Sistema Indústria, criado pela Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) e desenvolvido com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA). 

A ação orientou os sindicatos sobre temas que constantemente causam dúvidas, como a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae) e as diferenças entre as convenções coletivas dos sindicatos filiados em relação às de outros segmentos econômicos. Além disso, foram abordados os principais benefícios do Sistema Indústria, que, além da Federação, é composto pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

O trabalho foi feito para que sindicatos filiados à Fibra conheçam e divulguem os produtos e serviços disponíveis para suas respectivas bases. Foram três fases. A primeira, em junho, consistiu em uma abordagem coletiva de apresentação das atividades. Em agosto teve início a segunda etapa, na qual foram realizadas capacitações individuais nas sedes dos sindicatos. A conclusão do projeto, no começo de novembro, contou com uma retrospectiva de todas as atividades, além da apresentação da campanha de associativismo promovida pela CNI e do aplicativo Rede Sindical da Indústria, já disponível no DF.

Para o diretor de Relações do Trabalho e Apoio Sindical da Fibra, Fernando Japiassu, as discussões levantadas no projeto representam a evolução do associativismo em um momento de mudanças significativas, advindas principalmente da Reforma Trabalhista. “No DF, 94% das empresas são micro e pequenas, e o papel do sindicato é orientar esses empreendedores e auxiliá-los a crescer. Temos que oferecer serviços e benefícios de modo que o empresário se sinta representado e atendido nas necessidades do seu negócio.”

Durante o encontro de encerramento, na sede da Fibra, também foi lançada a publicação Enquadramento Sindical e Benefícios do Sistema Indústria, feita exclusivamente para os sindicatos filiados. O material contém orientações que servirão como subsídio aos dirigentes e executivos sindicais na abordagem e na aproximação com as empresas de suas bases. Ao todo, participaram do projeto 87 pessoas, entre presidentes, líderes e executivos sindicais de sindicatos filiados à Fibra. O Sindarcon-DF não participou porque foi filiado à Fibra em setembro, quando o projeto já estava em andamento.

 

Texto: Aline Porcina
Imagens: Moacir Evangelista
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

aplicativo conexao rt

cartilha esocial

BANNER CARTILHA LIXO 250x170px

banner pro site catalogo

Fibra News