Notícias

Confiança da indústria em janeiro é a mais alta do mês desde 2014

Os empresários da indústria brasiliense iniciaram 2018 confiantes. O Índice de Confiança do Empresário Industrial do DF (Icei-DF) ficou em 56,8 pontos em janeiro. Trata-se do nono resultado consecutivo acima da linha divisória dos 50 pontos, o que sinaliza manutenção da confiança. É o melhor resultado registrado no mês de janeiro desde 2014 (50,7 pontos). Na comparação com dezembro (58 pontos), no entanto, houve recuo de 1,2 ponto.

A manutenção da confiança foi influenciada principalmente pela percepção quanto às condições atuais, que praticamente não se alterou em janeiro, ficando em 52,2 pontos, frente aos 52 verificados em dezembro. Já o indicador de expectativas chegou a 59,5 pontos – queda de 1,7 ponto na comparação com o mês anterior (61,2 pontos). Mesmo diante desse recuo, o levantamento revela que há boas perspectivas por parte dos empresários quanto à economia brasileira (57,4 pontos); à economia do DF (56,2 pontos) e à própria empresa (61,2 pontos). Isso porque todos os itens estão acima dos 50 pontos.

Na avaliação do presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar, a confiança em alta é reflexo da melhoria do ambiente de negócios, com o início da recuperação da atividade econômica em 2017. “A redução das expectativas em relação aos próximos meses é natural, pois o cenário político nacional ainda não definido e a dúvida quanto à aprovação de importantes medidas para a estabilidade econômica, como a Reforma da Previdência, acabam repercutindo diretamente na decisão dos empresários quanto à produção e aos investimentos.”

A pesquisa foi feita pela Fibra de 3 a 16 de janeiro, em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-DF) e com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Metodologia

O Icei-DF varia de 0 a 100 pontos – indicadores acima de 50 representam confiança do industrial. É composto pelas variáveis condições atuais e expectativas, ambas quanto à economia nacional, à economia do DF e à própria empresa. A pesquisa é realizada mensalmente, com início da série histórica em 2011.

Texto: Suzana Leite
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

banner indicadores

escritorio projetos IEL

  reforma da previdencia

aplicativo conexao rt

cartilha esocial

banner pro site catalogo

Fibra News