Notícias

Projeto Ecovila Naval é lançado oficialmente

Ocorreu nesta manhã (10) o lançamento do projeto Ecovila Naval. O evento foi na própria Vila Naval Almirante Visconde de Inhaúma, entre Santa Maria e o Gama, onde serão desenvolvidas ações em benefício dos cerca de 800 moradores da área militar e de comunidades da região.

A iniciativa é do Comando do 7º Distrito Naval da Marinha do Brasil, com o apoio de diversos parceiros, entre eles o Sistema Fibra. A área de 40 hectares, onde há 216 casas, está sendo transformada pelo incentivo à alimentação saudável, à prática de esportes, à promoção da saúde e ao desenvolvimento socioeconômico a partir da educação e da qualificação profissional.

Por meio de um acordo de cooperação, o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) contribuirá com diversos projetos, como o Cozinha Brasil, cujo principal objetivo é disseminar práticas culinárias sustentáveis e nutritivas por meio do aproveitamento integral dos ingredientes. No lançamento, a equipe do programa deu dicas de receitas ao público, que teve a oportunidade de provar combinações saudáveis.

De 2 a 6 de abril, o Sesi-DF levará um curso de alimentação saudável e de reaproveitamento de alimentos à comunidade. Essa primeira turma será formada por 25 chefes de família. As aulas serão das 14h às 18h, na cozinha experimental a ser montada na própria vila pela Marinha e pelo projeto Voluntárias Cisne Branco, formado por esposas de militares e por outras mulheres da sociedade civil.

De acordo com o superintendente do Sesi-DF, Albano Esteves de Abreu, o Cozinha Brasil vai ao encontro da proposta de desenvolvimento da Ecovila Naval, que busca criar uma sociedade mais sustentável e consciente: “Com a Central de Produção de Alimentos do Sesi, mostramos o real poder nutritivo dos alimentos e a importância de valorizá-los integralmente”. Além do superintendente do Sesi-DF, representaram o Sistema Fibra no evento o diretor-secretário da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Paulo Eduardo Montenegro, o diretor de Assuntos Institucionais e Governamentais da Federação, Walid Sariedine, e a diretora do Centro de Inovação e Gestão do Sesi-DF, Gricélia Melo.

ecocorpo

Robótica na Ecovila
Ainda no ano passado, o Sesi-DF começou a dar apoio à comunidade da área, especificamente a alunos do Centro de Ensino Fundamental Sargento Lima — escola da rede pública adotada pelo 7º Distrito Naval. Com a orientação de professores e do material pedagógico do Sesi-DF, foram formadas duas equipes de robótica no colégio.

Os alunos competiram na etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League (FLL), em novembro, e se encantaram com as metodologias utilizadas, como explica o comandante do 7º Distrito Naval, vice-almirante Sérgio Goldstein: “A nossa escola recebeu esse desafio e, em apenas 15 dias, conseguimos desenvolver os projetos e competir. Foi um início extraordinário. As crianças ficaram muito motivadas e é uma ação que com certeza vai permanecer na comunidade”.

A participação do Sistema Fibra no projeto Ecovila Naval ocorrerá de forma gradativa. Nos próximos meses, o Sesi-DF ainda deve levar ações de promoção à saúde e atividades esportivas e recreativas ao centro de ensino. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF), por sua vez, participará no campo da tecnologia, oferecendo serviços na área de energia renováveis e de tratamento de resíduos.

Texto: Aline Porcina e Aline Reis
Fotos: Cristiano Costa
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

BOTAO SITE PARA OC

banner indicadores

convalidacao botao 003

escritorio projetos IEL

epilepsia fibra

banner pro site catalogo