48ª reunião do Codese é realizada na Fibra

Membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese-DF) reuniram-se na tarde desta terça-feira (8) no auditório da Federação das Indústrias do DF (Fibra) para discutir um planejamento estratégico sobre o futuro de Brasília e para a posse do presidente do Banco de Brasília (BRB), Vasco Cunha Gonçalves, no conselho consultivo.

O Codese-DF tem caráter propositivo e consultivo. Criado em 2017 por iniciativa da sociedade civil organizada, reúne 244 membros de 74 entidades, entre elas a Fibra. Há 19 câmaras técnicas setoriais, que tratam de assuntos de interesse do setor produtivo de forma segmentada. Integrantes do governo local também participam das câmaras, mas todos os conselheiros são da sociedade civil organizada.

O presidente do conselho, Paulo Muniz, destacou a importância do trabalho em conjunto entre as entidades. “O setor produtivo está em um momento de alinhar as prioridades e de buscar a efetivação e o progresso das metas”, disse.

48 reuniao do codese na fibra

Convidado para a reunião, o diretor da empresa Macroplan Gustavo Morelli fez uma explanação sobre a importância da construção de cenários e da prospecção de futuros para que o Codese-DF exerça seu papel. “É necessário estabelecer três pilares de ação: o plano, o domínio de dados e o modelo de governança. Eles alavancarão as estratégias.” O primeiro ponto é ligado às atividades de curto e de longo prazos, o segundo é referente às estatísticas e aos indicadores que darão base para o planejamento e o terceiro são as estratégias de mobilização e apoio.

Silmara Vieira, consultora do Codese-DF, apresentou o trabalho que está sendo feito pelas câmaras técnicas, tais como análise do cenário, metas e propostas de ações multissetoriais. As ideias de políticas públicas a ser apresentadas levam em conta a articulação com a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride). “Vamos nos posicionar no ambiente público para monitorar o que está em andamento e o que foi planejado”, explicou.

Conselho consultivo

Na reunião, o presidente do BRB, Vasco Cunha Gonçalves, tomou posse como membro do conselho consultivo do Codese-DF, juntando-se aos que assumiram no ano passado: Adelmir Santana, Jamal Jorge Bittar, Joe Valle, José Carlos Martins, Juliano Costa Couto e Paulo César Marques.

Para o novo membro do conselho consultivo, o Codese-DF é uma ferramenta de crescimento e de desenvolvimento. “Trago a experiência de uma grande instituição e a intenção é fomentar as propostas de projetos para a nossa cidade”, disse.

Veja mais fotos da reunião no link.

Texto: Dayane dos Santos

Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra