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Iesb lança Escola de Administração e Negócios

Na noite dessa quinta-feira, 10 de maio, foi apresentada a Escola de Administração e Negócios do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), no câmpus da Asa Norte. Na ocasião, convidados e alunos assistiram ao painel Inovação em Países Emergentes: a posição do Brasil e também à palestra O Poder da Inovação dentro das Empresas.

O objetivo da Escola de Administração e Negócios do Iesb é atualizar os processos da educação superior, aliados às exigências do mercado de trabalho e à demanda dos setores público e privado. “É uma honra fazer parte de um momento tão importante para o Iesb e de discutir a temática da inovação”, disse a reitora do centro universitário, Eda Coutinho, durante a abertura do evento.

A grade curricular foi modelada de forma integrada – graduação, extensão e pós-graduação – para que o aluno possa adquirir amplo conhecimento e se tornar um profissional de excelência.

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Na abertura do evento, o presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar, afirmou que a academia fortalece e fomenta o setor produtivo. Ele falou sobre a missão de prospecção do Biotic – Parque Tecnológico de Brasília, em março, nos Estados Unidos. “Visitando universidades como a de Stanford [São Francisco] e a de Cornell [Nova York], me deparei com um ambiente de pesquisa e tecnológico que não está distante da nossa realidade”, disse. “Estamos avançando em debates e em ações efetivas como a entrega do parque.” A inauguração do edifício-sede do Biotic está prevista para o fim de maio.

Estiveram no lançamento o vice-reitor acadêmico do Iesb, Luiz Cláudio Costa, a diretora da Escola de Administração e Negócios, Eda Lucas, o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mário Neto Borges, o vice-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF), Mauro Carneiro, e a diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI) Gianna Sagazio, que também é superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

Cultura de inovação

O painel Inovação em Países Emergentes: a posição do Brasil abordou temas como tecnologias, iniciativa, criatividade, recursos e incentivos, licenciamento e patente (concessão pública que dá direitos de propriedade para uma invenção).

A temática foi discutida entre o presidente do CNPq, a diretora de Inovação da CNI, a diretora da Escola de Administração e Negócios, a professora do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília Cristina Castro-Lucas e o diretor da Central de Compras da Câmara dos Deputados, Renato Fenili.

A diretora de Inovações da 3M do Brasil, Camila Cruz, proferiu a palestra O Poder da Inovação dentro das Empresas. Ela apresentou a cronologia da história de inovação da marca e o ciclo da necessidade, que passa pela ideia, pela transformação e pelo resultado, além de uma avaliação sobre estudo de mercado e economia.

Texto: Dayane dos Santos

Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra

Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

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