Abertura do ConectaIF 2018 terá musical sobre JK

jk reencontro brasilia glaucia nasser

De 6 a 10 de agosto, Brasília vai sediar o ConectaIF 2018, encontro de educação profissional, científica e tecnológica que une mais de 20 iniciativas voltadas ao mundo do trabalho. Promovido pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), com apoio do governo local e do Ministério da Educação, o evento será no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com oficinas, mostras, workshops, rodas de conversa, protótipos de produtos, arte, cultura, desafios, palestras, competições, feiras, exposições e resultados de pesquisas.

Na noite de abertura do ConectaIF, às 19 horas, o auditório máster do Centro de Convenções Ulysses Guimarães receberá o espetáculo musical JK: Um Reencontro com o Brasil, da Fundação Brasil Meu Amor. O show, que conta a história do presidente Juscelino Kubitschek, tem o patrocínio do Sistema Fibra e é aberto ao público. A classificação é livre. O espetáculo estreou em Brasília em maio de 2017 e já passou por cidades como Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Curitiba (PR) e agora volta à capital federal.

Com uma hora e meia de duração, o show mistura música, teatro e artes visuais e conta trechos da história do País do século 20 por meio da vida de Juscelino Kubitschek. O musical traz reflexões sobre a política nacional e, sobretudo, sobre a autoestima da população brasileira. A história do político é contada desde o seu nascimento, em 1902, passando pela trajetória profissional e política, incluindo grandes momentos, como a construção de Brasília, seu plano de retornar à Presidência em 1965 e o reflexo dessa história nos dias de hoje.

“Queremos levar uma mensagem de esperança para conectar cada pessoa da plateia à ‘alma do Brasil’, relembrando a fé, a alegria de ser brasileiro e a confiança de que nosso país pode ser o melhor lugar do mundo”, afirma Glaucia Nasser (foto em destaque), intérprete do espetáculo e cofundadora da Fundação Brasil Meu Amor.

Educação profissional e tecnológica

Esta será a terceira edição do Conecta IF, cujo principal objetivo é fomentar o diálogo entre as várias ações desenvolvidas no âmbito da educação profissional e tecnológica, englobando a difusão de conhecimento com a participação efetiva de pesquisadores, professores e alunos, gestores, empresários, representantes de instituições parceiras e público visitante. O evento é aberto ao público, gratuito e não requer inscrição prévia.

Na feira, um dos estandes mostrará o trabalho de instituições que compõem o Sistema Fibra. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) vai apresentar tecnologias educacionais utilizadas em sala de aula nos cursos técnicos, de qualificação, de aprendizagem e de aperfeiçoamento: realidade aumentada e realidade virtual. Alunos e professores das três escolas do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) – Gama, Sobradinho e Taguatinga – farão a demonstração de robôs criados em sala de aula. A robótica faz parte da grade curricular dos centros de ensino e fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando jovens a seguir carreira nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática. O Instituto Euvaldo Lodi do DF (IEL-DF), por sua vez, vai cadastrar interessados em estágio de níveis médio, superior e técnico, além de divulgar vagas disponíveis.

JK: Um Reencontro com o Brasil
6 de agosto, às 19 horas