Notícias

Musical sobre JK abre ConectaIF, evento de educação e tecnologia

Abertura Conecta IF 2018 18

Cinco dias de troca de conhecimento, tecnologia e pesquisas. Começou na segunda-feira, 6 de agosto, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a terceira edição do ConectaIF. O evento vai até sexta, 10, das 8h às 21h, com entrada gratuita. O encontro é realizado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB), com apoio dos governos local e federal, e patrocínio do Sistema Fibra.

A cerimônia de abertura, seguida de um espetáculo musical, foi na noite de segunda-feira, no auditório máster. “A gente chama de Conecta para mostrar a todos aquilo que a gente faz. Pelo menos em dois momentos aqui do evento, todos os IFs do Brasil estão presentes isto mostra a conexão entre educação, tecnologia e sociedade”, afirmou o reitor do IFB, Wilson Conciani.

A programação reúne, oficinas, mostras, workshops, rodas de conversa, protótipos de produtos, arte, cultura, desafios, palestras, competições, feiras, exposições e resultados de pesquisas, totalizando 22 eventos satélites. “Eu já tinha ouvido falar do ConectaIF, mas a grandeza dele é ainda maior do que eu esperava. O Sistema Fibra deve estar sempre bem conectado com eventos dessa qualidade”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar.

Também participaram da abertura o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Romero Portella Raposo Filho, o deputado federal Vitor Paulo (PRB), representante da bancada do DF na Câmara dos Deputados, o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Roberto Gil, o presidente da Fundação Brasil Meu Amor, Jean Obry, e o estudante Anselmo Sales Nascimento, representando os estudantes dos institutos federais.

Homenagem ao Brasil

Abertura conecta IF 2018 4Após a cerimônia, o público assistiu ao espetáculo musical JK: Um Reencontro com o Brasil, da Fundação Brasil Meu Amor. O show, que mostra o presidente Juscelino Kubitschek como exemplo de herói nacional, teve o patrocínio do Sistema Fibra. Com uma hora e meia de duração, mistura música, teatro e artes visuais. A intérprete Glaucia Nasser intercala canções brasileiras e trechos da história do País do século 20 por meio da vida de Juscelino Kubitschek.

O musical traz reflexões sobre a política nacional e, sobretudo, sobre a autoestima da população brasileira. A história do político é contada desde o seu nascimento, em 1902, passando pela trajetória profissional e política, incluindo grandes momentos, como a construção de Brasília.

Glaucia Nasser é cofundadora da Fundação Brasil Meu Amor. “Idealizamos esse espetáculo para mostrar a todos que o Brasil deu certo várias vezes. Contamos, cantamos e tocamos uma parte da história do Brasil. Sabemos que, hoje, confiar e sonhar ficou perigoso, mas, no espetáculo, convidamos todos a confiar em um novo Brasil.”

ConectaIF

Na feira, aberta das 8h às 21h, um dos estandes mostra o trabalho de instituições que compõem o Sistema Fibra. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF) apresenta tecnologias educacionais: o livro de realidade aumentada e os óculos de realidade mista. Alunos e professores das três escolas do Serviço Social da Indústria (Sesi-DF) – Gama, Sobradinho e Taguatinga – fazem a demonstração de robôs criados em sala de aula. A robótica faz parte da grade curricular dos centros de ensino e fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando jovens a seguir carreira nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática. O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-DF), por sua vez, cadastra interessados em estágio de níveis médio, superior e técnico.

Para outras informações e a programação completa, acesse o site: http://conectaif.ifb.edu.br

Veja mais imagens da abertura do ConectaIF no link.

Texto: Aline Roriz
Foto: Hélio Montferre/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisa

banner indicadores

epilepsia fibra

banner pro site catalogo