Coordenadores de planos de governo participam de debate na Fecomércio

O Conselho Regional de Economia do Distrito Federal (Corecon-DF), em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio-DF), promoveu na manhã desta quinta-feira (30) o III Fórum de Debate com o Setor Produtivo do DF, na sede da federação, no Setor Comercial Sul. O encontro fechou o ciclo de atividades do mês em referência ao Dia do Economista, comemorado em 13 de agosto.

Participaram coordenadores de planos de governo de cinco candidatos – Alexandre Guerra (Novo), Eliana Pedrosa (Pros), Fátima Sousa (PSol), Júlio Miragaya (PT) e Rodrigo Rollemberg (PSB) – e representantes do setor produtivo. Falou em nome da Federação das Indústrias do DF (Fibra) o assessor de Desenvolvimento Industrial, Diones Cerqueira. O assessor econômico da Fecomércio, José Eustáquio de Oliveira, e o 1° vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do DF (Fape-DF), Rogério Tokarski, representaram as respectivas entidades. Os três apresentaram as necessidades e as prioridades das áreas.

forum de debate com o setor produtivo fecomercio fibra

“A economia local gira em torno de três pilares – indústria, comércio e agricultura –, por isso são necessárias políticas públicas efetivas para o setor privado, além da desburocratização dos processos e do incentivo a investimentos”, disse Cerqueira. Ele destacou as propostas da Fibra para impulsionar a indústria nos próximos anos, divididas em seis eixos: inovação e desenvolvimento tecnológico, segurança jurídica, melhoria do ambiente de negócios, diversificação da economia, mobilidade e logística inteligentes e uma visão de futuro para que a cidade seja sustentável.

O debate foi dividido em três blocos. No primeiro, o setor produtivo expôs as expectativas para o próximo mandato. No segundo e no terceiro blocos, os coordenadores apresentaram as propostas para o setor produtivo.

Os candidatos Alberto Fraga (DEM), Guillen (PSTU), Ibaneis Rocha (MDB), Paulo Chagas (PRP), Renan Rosa (PCO) e Rogério Rosso (PSD) também foram convidados para o debate, mas não enviaram representantes.

Veja a galeria de imagens.

Texto: Dayane dos Santos
Foto: Helio Montferre/Sistema Fibra