Senai Taguatinga recebe o Desvendar 4.0, realizado em todo o País

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) promoverá, em 12 de setembro, palestras, workshops e mesas-redondas sobre a indústria 4.0. No Distrito Federal, o Desvendar 4.0 ocorrerá no Senai Taguatinga e será dividido em dois momentos: atividades para a comunidade durante o dia e programação para empresários à noite.industria 4 0 fibra

O objetivo do evento, realizado simultaneamente em todo o Brasil, é mostrar que empresas de todos os portes podem ser mais produtivas com o uso de tecnologias digitais e como essas novidades podem afetar a vida de pessoas dos diversos perfis.

A indústria 4.0, como é conhecida a integração do mundo físico e virtual por meio de tecnologias digitais, vai mudar a forma de produzir, criar negócios e transformar o mercado de trabalho. O uso de recursos como internet das coisas, big data e inteligência artificial também aumenta a produtividade das empresas. A fim de ajudar pequenos e médios empresários a tirar proveito da Quarta Revolução Industrial, o evento vai desmistificar os conceitos da indústria 4.0 e mostrar que o aumento de competitividade está ao alcance de todas as empresas.

Haverá uma palestra para empresários às 18h30, seguida de mesa-redonda e apresentação de cases de sucesso de duas indústrias do Distrito Federal que já iniciaram o processo de 4.0 e tiveram aumento de lucro e de produtividade. Ainda no evento, consultores do Senai-DF vão apresentar a donos de empresas os serviços de tecnologia e inovação oferecidos pela instituição e o que os interessados devem fazer para se inserir na Quarta Revolução Industrial. A inscrição deve ser feita neste link.

Na plataforma Senai 4.0, empresários também podem fazer um diagnóstico gratuito do estágio tecnológico de suas empresas. A avaliação serve de base para a elaboração de um plano individualizado de atualização tecnológica, também de graça.

A digitalização, um dos primeiros degraus para inserção na indústria 4.0, ajuda as empresas a conhecerem melhor seu chão de fábrica e a conseguirem se antecipar a eventos que afetam a eficiência do processo produtivo, como quebra de máquinas. Estudos da consultoria estadunidense McKinsey, realizados em 2017 em 54 países, mostram, por exemplo, que os ganhos em produtividade com uso de novas tecnologias digitais podem chegar a 26%. “A indústria 4.0 deve ser vista como uma oportunidade para o Brasil dar um salto em produtividade e gerar mais desenvolvimento”, avalia o diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi. “O mais importante, neste momento, é que o empresário industrial saiba que é possível adotar as novas tecnologias, conheça a opções disponíveis e como podem ser aplicadas à realidade do seu negócio.”

Workshops gratuitos

Durante o dia, haverá três workshops tecnológicos abertos à comunidade. O primeiro será o Teen + Tech, que vai promover o acesso às tecnologias para adolescentes, despertando o interesse em alguma tecnologia habilitadora da indústria 4.0. O segundo será o Tecnologias para 40 anos ou +, que enfatiza a importância da requalificação e mostra que as novas tecnologias estão cada vez mais presentes no cotidiano e nas profissões. Por fim, será realizado o workshop Mulheres na Tecnologia, para mulheres que buscam ter o primeiro contato com tecnologias digitais.

Cada um dos três workshops terá duas edições: das 9h às 12h e das 14h às 17h. Inscreva-se pelo link.

Texto: Aline Roriz
Foto: Moacir Evangelista