Sebrae-DF realiza simpósio sobre energias renováveis

O Biotic – Parque Tecnológico de Brasília é sede do 1º Simpósio de Energias Renováveis Solar Fotovoltaica e Encontro de Inovação do Distrito Federal, que começou nesta quarta-feira, 12 de setembro. O evento, que segue nesta quinta-feira (13), das 9 às 18 horas, é realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no DF (Sebrae-DF) e tem o apoio da Federação das Indústrias do DF (Fibra). O objetivo é discutir soluções inovadoras em energia com pequenos empresários.

Simposio de Energias Renovaveis Solar Fotovoltaica e Encontro de Inovacao do DF “É um canal de troca de experiências com o setor produtivo para apresentar as novas tecnologias e a implementação de recursos que reduzam os custos das empresas com energia”, disse o diretor-superintendente do Sebrae no DF, Rodrigo Sá, na abertura. Ele destacou a importância da temática para o desenvolvimento econômico e ambiental da capital.

Gratuita, a programação conta com palestras, estandes, seminário de crédito e rodadas de negócios. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), por meio do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil (IST), participou do primeiro dia com a palestra Mapeamento da Cadeia de Energia Solar Fotovoltaica Institucional e Empresarial do DF. É um panorama de empresas que trabalham com instalação de sistemas de energia: distribuidores de equipamentos, projetistas, fornecedores e empresas de operação e de manutenção.

Na palestra, a consultora do IST Karen Schmidt (foto) falou ainda do potencial de irradiação solar no DF, do crescimento do mercado consumidor, dos incentivos e subsídios dos governos federal e distrital para o setor e do nível de qualificação das empresas. “Brasília tem potencial para crescer nesse segmento, contudo os preços ainda são altos e há baixa conscientização quanto aos benefícios e às vantagens da energia solar fotovoltaica.”Simposio de Energias Renovaveis Solar Fotovoltaica e Encontro de Inovacao do DF

Durante o simpósio, o IST está com um estande no Sebraelab – laboratório de criatividade, de inovação e de geração de negócio local – e apresenta as consultorias nas áreas de eficiência energética, de meio ambiente, de construção civil, de gestão de qualidade e de design estratégico. O Sebraelab fica no térreo do edifício de governança do Biotic.

Compareceram à cerimônia de abertura do simpósio o diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Fibra, Graciomário de Queiroz, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no DF, Luís Afonso Bermudez, e membros do governo local.

Alunos do Sesi

No primeiro dia do evento promovido pelo Sebrae-DF, 14 alunos da escola do Gama do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) assistiram à palestra A Grande Revolução, do empresário e cantor Léo Chaves. Ele falou da experiência como artista, da construção da sua marca e de estudos na área de inteligência emocional.

Beatriz Meireles, de 12 anos, aluna do 8° ano, estava na plateia. “Participar de eventos sobre inovação e sustentabilidade é muito bom, pois vemos na prática o conteúdo trabalhado em sala de aula, como meio ambiente e as tecnologias de preservação”, disse.

Veja aqui mais imagens do 1º Simpósio.

Texto: Dayane dos Santos
Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra