Curso de pós-graduação do Senai Goiás será oferecido no DF

O MBA em Manutenção Industrial e Gestão de Ativos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Goiás (Senai-GO), que já formou dez turmas no estado, está chegando a Brasília. As aulas serão quinzenais, aos sábados, no Senai Taguatinga, por meio de uma parceria entre os dois departamentos regionais.

Com 400 horas-aulas (24 meses), o MBA é voltado a engenheiros, tecnólogos, administradores e outros profissionais interessados em se capacitar para definir, implementar e gerir programas de manutenção industrial e gestão de ativos. O Senai do Distrito Federal ficará responsável pela infraestrutura e pelo apoio pedagógico, e as aulas serão com os professores do estado vizinho.

O profissional de manutenção industrial é responsável por definir estratégias de gerenciamento para melhorar a vida útil dos equipamentos e diminuir os riscos de vícios. Também cuida de aspectos relacionados aos custos de manutenção, aos impactos de segurança e às continuidades operacional, de qualidade e de rentabilidade das máquinas.

Na noite de 2 de outubro, uma equipe do Senai Goiás esteve na sede da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) para apresentar a profissionais do setor fabril brasiliense as informações técnicas do curso e falar sobre a importância da melhoria dos processos de manutenção para o setor produtivo.

MBA em Manutecao Industrial e gestao de ativos 05

“Percebemos que a indústria do Distrito Federal apresenta grande demanda por capacitação nesta área, principalmente porque os conhecimentos podem ser aplicados em diversos segmentos, como moveleiro, da construção e do vestuário”, explica o coordenador-geral de Pós-Graduação do Senai Goiás, Gleidson Sampaio (foto em destaque).

A coordenadora de Serviços de Tecnologia e Inovação do Senai-DF, Alessandra Machado, acredita que essa atuação conjunta ajudará negócios locais na transição para a indústria 4.0. “É um tema de suma importância e está diretamente ligado à indústria do futuro. Cabe a nós, como Sistema Indústria, apoiar as empresas nesse caminho, que é sem volta, de sustentabilidade e competividade.”

Inscreva-se
O MBA em Manutenção Industrial e Gestão de Ativos tem como objetivo desenvolver nos alunos uma visão moderna da função, promovendo conhecimentos, habilidades e competências que permitam a atuação no mercado de trabalho gerindo sistemas e processos de manutenção de acordo com a Série ABNT NBR ISO 55000 e com o Sistema de Gestão de Ativos (ISO 55001).

A metodologia tem como base o conhecimento atrelado à pratica, conciliando experiências vividas dentro das organizações e conhecimentos científicos.

Na matriz curricular, constam disciplinas como Saúde, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho; Instalações Industriais; Sistemas Eletroeletrônicos Industriais; Sistemas Mecânicos Industriais; Técnicas e Procedimentos de Manutenção; Automação e Controle na Manutenção; Sistemas Fluidomecânicos; e Planejamento e Controle da Manutenção.

O curso custa 24 parcelas de R$ 495,00 e já é possível fazer a pré-inscrição. A primeira turma no DF está prevista para ter início no fim de outubro. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail posfatecib.senai@sistemafieg.org.br ou pelo telefone (62) 3269-1200.

Texto: Aline Porcina
Foto: Helio Montferre/Sistema Fibra