Notícias

Estudantes do Sesi-DF são premiadas no Concurso Jovem Escritor 2018

4 Concurso Jovem Escritor Foto Moacir Evangelista Sistema Fibra 2

As cem redações mais bem avaliadas no simulado organizado em agosto pelo governo local para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram publicadas no livro Jovem Escritor 2018 – Desafios para a Implementação da Mobilidade Sustentável nos Grandes Centros Urbanos Brasileiros. O evento de premiação e de lançamento do livro foi na manhã desta terça-feira, 6 de novembro, na Câmara Legislativa.

Dos textos publicados, três são de alunas da 3ª série do Ensino Médio do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF): Lorranny Carvalho Sousa, de 16 anos, Samarah Kelly de Oliveira, também de 16, e Larissa Lorrany Santos Caldas, de 17 anos. As duas primeiras são da escola de Taguatinga e a terceira, de Sobradinho.

“Eu tentei fazer a melhor redação que consegui dentro do tempo, mas não esperava uma nota tão boa. Sempre gostei muito de ler e, desde a 1ª série, quando entrei para o Sesi Taguatinga, o incentivo dos professores me estimulou ainda mais”, diz Lorranny, que sonha em conquistar uma vaga para o curso de Medicina.

Samarah Kelly teve a mesma nota da colega na redação, 940 pontos, e a estudante de Sobradinho obteve 920. “Fiquei muito surpresa com a nota do simulado. A preparação me ajudou muito a conseguir expressar tudo o que eu queria na prova do Enem, no domingo”, afirma Larissa.

Participaram do simulado cerca de 20 mil alunos da 3ª série de escolas públicas e particulares, do Instituto Federal de Brasília, de colégios militares e das três escolas do Sesi-DF. O tema da redação eram os desafios para a mobilidade sustentável. O Concurso Jovem Escritor está na quarta edição e é realizado pelo Sindicato das Indústrias Gráficas do Distrito Federal (Sindigraf-DF) em parceria com a Secretaria de Educação.

Além de terem seus textos publicados no livro, os dez estudantes com as redações com as notas mais altas ganharam, cada um, um curso no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e um vale-compras de R$ 100 para livros.

O presidente do Sindigraf-DF, Antônio Eustáquio de Oliveira, falou do valor de promover uma premiação como essa. “Vejo o concurso como uma oportunidade maravilhosa, que tem como objetivo estimular a leitura e capacitar os jovens a uma boa escrita. Quero estender meus agradecimentos aos professores, que são de suma importância para a realização deste projeto e para a qualidade de ensino dos alunos.”

Na entrega dos cem certificados, ao lado de Antônio Eustáquio, estavam o presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Jamal Jorge Bittar, o presidente da regional do DF da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) e 1º vice-presidente da Fibra, Pedro Henrique Verano, e a subsecretária de Educação Básica do DF, Luciana da Silva Oliveira.

“Lembrem-se de que o processo que vocês viveram tem continuidade. Vocês enfrentaram mais uma parte com a prova oficial de redação do Enem, no último domingo, e ainda terão muitos outros desafios”, afirmou a subsecretária.

Após a premiação, o público assistiu a uma palestra sobre empreendedorismo e inovação ministrada por João Guilherme Fróes, oferecida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Distrito Federal (Sebrae-DF). “Empreender está relacionado à forma como você enxerga o mundo”, ensinou o palestrante, que instigou a plateia de jovens a olhar para o futuro de forma diferente.

Veja quem são os autores das dez redações mais bem avaliadas no 4º Concurso Jovem Escritor:

Escola

Aluno

CEM 2 de Brazlândia

Isabela Vasconcelos Rosa

CED 7 de Ceilândia

Ivone de Sousa Ribeiro

CED 11 de Ceilândia

Victor Petronílio Neuhauser

Colégio Militar Dom Pedro II

Giovana Cristina dos Santos

CED 1 de Planaltina

Vitoria Martins de Souza

CEM Setor Leste

Laryssa Kellye Pereira Soares Sousa

Escola SEB Dínatos

Daniel Lopes de Godoi

Centro Educacional Católica de Brasília de Águas Claras

João Víctor Siqueira de Araujo

CED 3 de Sobradinho

Maria Luiza Martins da Silva

CEM Ave Branca de Taguatinga

Beatriz Pinheiro Araújo

 
Veja aqui a galeria de imagens da premiação.
 
Texto: Aline Roriz
Fotos: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisa

banner indicadores

escritorio projetos IEL

epilepsia fibra

banner pro site catalogo