Notícias

Indústria local mantém confiança em relação à economia

O Índice de Confiança do Empresário Industrial do Distrito Federal (Icei-DF) chegou a 64,7 pontos em janeiro. O resultado, o melhor para o mês desde o início da série histórica, em 2010, evidencia a manutenção da confiança do empresário em relação ao próprio negócio e às economias brasileira e local.

Há três meses consecutivos o índice está acima de 60. Em comparação a dezembro de 2018, a alta foi de 1,6 ponto. Em relação a janeiro do ano passado, o índice aumentou 7,9 pontos.

“Essa melhoria da confiança tem se mostrado consistente, porque a percepção do setor industrial quanto às condições atuais vem se mantendo positiva no último trimestre. Agora é importante que as ações governamentais sejam apresentadas de forma clara para que de fato os empresários convertam essa confiança em investimentos”, afirma o presidente da Federação das Indústrias do DF, Jamal Jorge Bittar. A confiança é considerada positiva quando está acima dos 50 pontos.

O indicador referente às condições atuais alcançou 55,1 pontos em janeiro, com aumento de 1,1 ponto em relação ao mês anterior. O que mede as expectativas para o período de fevereiro a julho registrou alta de 1,7 ponto na comparação com dezembro e ficou em 69,5 pontos.

Índices regional e nacional

Em janeiro, o Icei apurado no Distrito Federal ficou meio ponto abaixo do da Região Centro-Oeste, de 65,2 pontos. Em nível nacional, o índice registrado foi igual ao do DF: 64,7.

Os dados que compõem o Icei-DF vêm de pesquisa feita pela Fibra, em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-DF) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A coleta de dados é mensal. A última série de entrevistas foi de 7 a 17 de janeiro.

Veja a série histórica do Icei-DF.

Texto: Samira Pádua
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisa

banner indicadores

epilepsia fibra

banner pro site catalogo