Notícias

Vira Vida DF é apresentado à ministra dos Direitos Humanos

damares vira vida jamal sesi

Na manhã desta quinta-feira, 7 de março, a ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, recebeu uma comitiva que lhe apresentou o programa Vira Vida no Distrito Federal. Criado pelo Conselho Nacional Sesi em 2008, o programa resgata adolescentes e jovens em situação de risco, de violência sexual e de vulnerabilidade social. Em Brasília, é executado pelo Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF), com apoio de emenda parlamentar.

Participaram da audiência com a ministra o deputado distrital Rodrigo Delmasso (PRB), o secretário da Juventude do DF, Leo Bijos, o presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra) e diretor regional do Sesi-DF, Jamal Jorge Bittar, e a coordenadora do Vira Vida no DF, Cida Lima.

Eles apresentaram o programa a Damares Alves e debateram a expansão das atividades no Distrito Federal, onde, desde 2009, formaram-se 670 alunos de 15 a 21 anos em 12 turmas. O Sesi São João XXIII, no Gama, é exclusivamente dedicado às atividades do Vira Vida.

O programa

O Vira Vida apoia-se em uma rede de parceiros corresponsáveis pelo desenvolvimento, pela inserção socioprodutiva e pelo acompanhamento dos jovens no mundo do trabalho. Durante 16 meses, os participantes do programa frequentam aulas de educação básica, cursos de formação profissional e têm acompanhamento psicossocial, promoção de direitos de saúde, cultura, esporte e lazer. No fim desse período, são encaminhados para estágios e empregos.

O projeto continua acompanhando os jovens durante os primeiros seis meses após o ingresso no mercado de trabalho. O monitoramento é feito por meio de visitas ao ex-aluno e do contato periódico com o supervisor dele no local de trabalho.

Texto: Aline Roriz
Foto: Rogério Lopes
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra 

Pesquisa

banner indicadores

epilepsia fibra

banner pro site catalogo