Notícias

Sindiveste apoia empresas em processos de licitação

area do vestuario do senai dfO mercado do vestuário de Brasília conta com empresas de roupas, de uniformes, de calçados e de bolsas que estimulam a economia local. Para que elas ampliem os negócios e levem seus produtos a outras unidades da Federação, o Sindicato das Indústrias do Vestuário do Distrito Federal (Sindiveste-DF) dá suporte para que elas participem de processos licitatórios.

Desde 2016, o projeto Licitações – Abrindo o Mercado para Empresas do DF orienta e prepara gratuitamente associadas ao sindicato para a concorrência em editais dos governos distrital, estaduais e federal e de instituições privadas. O sindicato traça um perfil da empresa (segmento, área de atuação, produto), monitora processos de acordo com o interesse do estabelecimento, auxilia nos procedimentos de concorrência presencial, dá instruções para disputas em pregões eletrônicos e ajuda na verificação da documentação.

A entidade criou um banco de dados com a relação de fornecedores de matéria-prima, passou a acompanhar os preços praticados nas licitações e a elaborar planilhas de valores para embasar as propostas e fornecer elementos para as empresas formularem suas ofertas. “A ação aumenta a competitividade das indústrias de Brasília, gera emprego e renda e valoriza os produtos locais. É um estímulo para que elas cresçam e sejam reconhecidas nacionalmente”, afirma a presidente do Sindiveste-DF, Walquiria Aires.

Edmilton das Neves, de 56 anos, dono da OXGN Indústria de Uniformes, afirma que a iniciativa contribui para o crescimento do negócio e melhora a relação com o mercado. “Conquistamos novos contratos, empregamos mais funcionários e aumentamos a renda da empresa. Isso é essencial para a sustentabilidade financeira da nossa empresa.” Ele já conquistou, entre outras, licitações de penitenciárias e da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb).

Dados

O projeto do Sindiveste-DF atendeu até o ano passado 14 empresas, que concorreram a 22 processos de licitação, 15 dos quais foram bem-sucedidos. Nos casos em que o empreendimento ganha um edital, o sindicato continua dando suporte para assegurar a entrega do produto nas especificações exigidas pela organização.

Para tirar dúvidas, entre em contato com o Sindiveste-DF: (61) 3234-0414.

Texto: Dayane dos Santos
Foto: Helio Montferre/Sistema Fibra - 14.9.2017
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra