Confiança da indústria do DF volta a crescer em junho

Após quatro meses consecutivos sem subir, o Índice de Confiança do Empresário Industrial do Distrito Federal (Icei-DF) chegou a 58,9 pontos em junho – 5 pontos à frente do apurado em maio. Em comparação a junho do ano passado, o aumento foi de 8,6 pontos.

Contribuíram para o resultado a perspectiva de melhora na conjuntura econômica nacional nos próximos meses, com o avanço da proposta da Reforma da Previdência, e a expansão da economia brasiliense no primeiro trimestre. Conforme o Índice de Desempenho Econômico do Distrito Federal (Idecon-DF), houve crescimento de 1,4%.

“Alguns itens da agenda econômica do governo local tiveram efeito positivo sobre a confiança do setor industrial, a exemplo das obras emergenciais por meio do SOS DF, do início da regularização de lotes comerciais e industriais e da desoneração tributária para alguns setores”, avalia o presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar. Ele destaca, ainda, a criação e a regulamentação do Programa de Incentivo Fiscal à Industrialização e ao Desenvolvimento Sustentável do Distrito Federal, o Emprega DF.

Duas variáveis compõem o Icei-DF: condições atuais e expectativas para os seis meses seguintes. O indicador de expectativas teve aumento de 6,5 pontos e passou de 57,1 em maio para 63,6 em junho. Já o indicador que mede a percepção quanto às condições atuais subiu de 47,5 para 49,6 pontos e se manteve próximo da linha de 50 pontos, que separa confiança e falta de confiança.

icei df junho

O Icei-DF é realizado mensalmente pela Fibra, em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi do DF (IEL-DF) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os dados da última pesquisa foram coletados de 3 a 12 de junho.

Veja a série histórica do Icei-DF.

Texto: Samira Pádua