Notícias

Industriais reúnem-se para discutir mudanças que atingem o setor

Relações trabalhistas, acessibilidade digital, sistemas de energia fotovoltaica, contratação de mão de obra carcerária, normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, tendências do varejo digital e planejamento tributário foram os temas do Encontro com Empresários. O evento foi na manhã desta terça-feira, 20 de agosto, na sede da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra).

O objetivo do encontro, promovido pela Fibra e pelos sindicatos filiados, foi reunir empresários de vários segmentos da indústria local para discutir assuntos que têm impacto sobre a produção, sobre a venda de produtos e de serviços e sobre os processos administrativos, além de apresentar ferramentas que podem auxiliar o crescimento do empreendimento. 20 8 2019 Encontro com empresarios Foto Moavir Evangelista 1

A abertura foi feita pelo 1º vice-presidente da Fibra, Pedro Henrique Verano. Em seguida, o diretor de Relações do Trabalho e Apoio Sindical, Fernando Japiassu (foto), falou sobre a Medida Provisória nº 881, de 2019. Chamada de MP da Liberdade Econômica, trata da redução da burocracia para empresas, com isenção de alvará para atividades de baixo risco, validade para documentos digitais e liberdade de dias e horários de funcionamento das empresas. “Esses tópicos são gargalos do setor produtivo e a medida, assim como a Reforma Trabalhista e a Tributária, vai colaborar para o desenvolvimento do País”, defendeu. A MP foi aprovada em 13 de agosto na Câmara dos Deputados e está na pauta do Senado.

O segundo tema da manhã foi a igualdade nas condições de acesso a plataformas digitais para pessoas com deficiência. Mariana Siqueira, representante do Grupo ICTS, destacou a falta de acessibilidade como um ponto a ser melhorado por empresas que utilizam o site para vendas. Mecanismos de tradução online para a língua brasileira de sinais estão entre as soluções apresentadas por Mariana, que é surda e fez a palestra com o apoio de uma intérprete.

Já a diretora-executiva da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do DF (Funap-DF), Deuselita Pereira Martins, tratou das vantagens da contratação de mão de obra carcerária. O uso de energia limpa também foi tema da programação. Bruno Mota, da Clareon Energia Solar, explicou o processo que vai do estudo para instalação de placas solares até o funcionamento da rede.

As tendências do varejo na era digital foram o assunto da apresentação de Fábio Michels, da Eshop Full Commerce. Ele indicou as ferramentas Omnichannel e Marketplane como as de maior alcance para vendas online. A primeira é a junção de canais como a loja física e a virtual: o cliente busca uma das duas e realiza a compra da maneira que achar mais cômoda. Já a segunda é um shopping virtual, pelo qual a empresa vende, envia e entrega.

O advogado e consultor Clovis Queiroz, por sua vez, detalhou o estágio atual da revisão das normas regulamentadoras (NRs) de saúde e segurança no trabalho e falou das perspectivas para o futuro nessa área. A última palestra da manhã foi do diretor-executivo da Roit Consultoria e Contabilidade, Waldir de Lara Junior, sobre planejamento tributário inteligente e as expectativas quanto à Reforma Tributária.

Ricardo Miranda, dono da empresa de pré-moldados Block Beton, assistiu a todas as apresentações do Encontro com Empresários. Para ele, foi uma oportunidade de se atualizar. “A correria do dia a dia nos impede de acompanhar as discussões sobre as leis e o impacto que elas terão nos negócios. Assim, escutar especialistas permite a antecipação de ações em prol da empresa e dos funcionários.”

Veja aqui a galeria de fotos.

Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisa

banner indicadores

epilepsia fibra

banner pro site catalogo