Notícias

Câmara Legislativa referenda Walid Sariedine para Junta Comercial

28 8 walid sariedine moacir evangelista

Em votação simbólica, a Câmara Legislativa aprovou na terça-feira, 27 de agosto, os nomes escolhidos pelo governador Ibaneis Rocha para presidente e vice-presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Distrito Federal. Walid Sariedine e João Vicente Feijão Neto já haviam passado por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça, no dia 6. Eles administram a autarquia local desde o início de julho.

A aprovação da Câmara dá legitimidade aos trabalhos da nova gestão, diz Walid Sariedine, que herdou a estrutura do governo federal, responsável pela Junta Comercial do DF até o fim do ano passado. “O apoio da Câmara à Junta Comercial é fundamental neste momento, quando estamos aperfeiçoando os métodos de trabalho para reduzir os prazos de andamento dos processos, melhorando o ambiente de negócios no DF.” Até o fim do ano, a prestação de serviços será exclusivamente de forma digital.

Segundo o novo presidente, mudanças nos processos já reduziram o tempo de atendimento. No período de 10 de junho a 8 de julho, o tempo médio para serviços de abertura e fechamento de sociedades anônimas e para atos de transformação, de fusão, de cisão, de incorporação e de constituição de consórcios era de cinco dias. No mês de agosto, caiu para dois dias. No mesmo período, o tempo médio de atendimento de serviços para sociedades limitadas e empresas individuais de responsabilidade limitada caiu de três dias para pouco mais de três horas.

O presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Jorge Bittar, acredita que o conhecimento do novo gestor sobre a realidade do setor produtivo local fará a diferença para tornar a Junta Comercial mais eficiente no atendimento às empresas. “O presidente Walid é do setor produtivo, foi presidente de sindicato da indústria [Sindigrãos] e hoje é diretor financeiro da Fibra. Pela experiência que tem, sabe exatamente quais são as ações que devem ser tomadas.”

A Junta Comercial do DF

Em 4 de dezembro de 2018, a Medida Provisória nº 861 transferiu o órgão da União para o Distrito Federal. Em março, a Junta Comercial foi incorporada à estrutura do governo local. Com a Lei nº 6.315, de 27 de junho de 2019, tornou-se uma autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

A Junta funciona no Setor de Autarquias Sul, Quadra 2, Lote 1/A, subsolo. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15 horas.

Texto: Nilson Carvalho
Fotos: Moacir Evangelista/Sistema Fibra - 11.4.2019
Assessoria de Imprensa do Sistema Fibra

Pesquisa

banner indicadores

epilepsia fibra

banner pro site catalogo