Um dos dez destaques do Projeto Gestão da Inovação é de Brasília

intech inovacao sucesso moacir evangelista

Depois de 12 anos de mercado, a Intech Soluções em Tecnologia, empresa brasiliense que oferece soluções tecnológicas para fundos de pensão, percebeu que estava na hora de pensar fora da caixinha. Assim, buscou o Sindicato das Indústrias da Informação (Sinfor), chegou à Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) e foi selecionada para o Projeto Gestão da Inovação, que tem o objetivo de aumentar o grau de maturidade de inovação de micro e pequenas empresas. No DF, o projeto é executado pela Fibra, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Com mudanças simples, que começaram no fim de 2016, a empresa obteve resultados importantes, principalmente na cultura da instituição e no modelo de negócios. A Intech, que antes apenas alugava softwares de fundos de pensão, passou a oferecer também soluções, por meio de produtos e serviços, como inteligência artificial para automatizar atendimentos.

intech inovacao marcia minilloDiante do bom resultado apresentado durante os meses de participação no projeto, a Intech foi uma das selecionadas entre as 798 empresas que participaram do Projeto Gestão da Inovação em todo o País para compor a publicação 10 Casos de Inovação de Micro e Pequenas Empresas, lançada em agosto, no III Encontro de Gestores da Chamada Nacional de Projetos em Gestão da Inovação.

Segundo Renato Moraes, diretor-executivo da Intech, o envolvimento de todos os personagens no processo foi o diferencial para que o resultado fosse tão satisfatório. “Todo o desenvolvimento dessa cultura de inovação foi feito com apoio da Fibra, dos nossos colaboradores, com o envolvimento da alta liderança da empresa. Esperamos colher muitos bons resultados nos próximos anos. A cultura de inovação e a aplicação de uso de diversas ferramentas, que nos trouxeram vantagens competitivas no processo e nos serviços, nos levaram a outro patamar.”

A consultoria da Fibra atuou em diversas frentes, como na área administrativa, sugerindo a contratação de pessoal, mudança de nomes de seções e criação de setores; na cultura da instituição, incentivando a participação dos colaboradores com ideias inovadoras; e nos serviços oferecidos. A consultoria teve duração de 120 horas.

“Todas as nossas áreas estão envolvidas no projeto. Inovar não é fácil, mas é possível e vale muito a pena. A equipe da Fibra nos atendeu de forma personalizada e isso fez toda a diferença, pois nos acompanhou no passo a passo, levando em consideração nossas características, necessidades e possibilidades”, conta Rafael Moraes, diretor da Intech.

O Projeto Gestão da Inovação atendeu 53 empresas de 2016 a 2019, em duas turmas. Não há previsão de quando começará a próxima turma, mas empresários interessados em consultorias na área de inovação podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente do Sistema Fibra, pelo telefone (61) 4042-6565.

Texto: Aline Roriz
Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra

ERRATA: 2/9 – O Projeto Gestão da Inovação atendeu 53 empresas de 2016 a 2019 e não 33 como havia sido divulgado.