Soluções para o transporte público local são discutidas em seminário

4 9 2019 seminario transporte publico foto victor hugo pessoaTeve início na manhã desta quarta-feira, 4 de setembro, o seminário O Transporte Público Coletivo no DF e Entorno, em que são debatidas soluções para o setor. O evento ocorre no campus do Centro Universitário Iesb da 609 Norte. Nesta quinta-feira, dia 5, a programação vai das 9 às 17 horas.

O debate é organizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal, pelo departamento do DF do Instituto de Arquitetos do Brasil e pelo Instituto Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte. A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) é um dos apoiadores.

Participam representantes da sociedade civil e dos governos federal, do DF e de Goiás, trabalhadores do setor, representantes de empresas que operam no transporte público, arquitetos, engenheiros e estudantes.

São seis mesas temáticas. No primeiro dia do seminário, houve debates sobre problemas e desafios do transporte público coletivo e sobre premissas para o planejamento e a gestão metropolitana da mobilidade urbana. “Esperamos que este seminário contribua para que o transporte público do DF venha a ser de qualidade e que consigamos enfrentar a cultura de uma cidade planejada para o automóvel”, disse o diretor nacional do Instituto Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte, Nazareno Affonso, durante a abertura. Ele chamou a atenção para a importância da melhoria do transporte público para promover o desenvolvimento da capital do País.

Para o representante da Fibra no Conselho do Transporte Público Coletivo do DF, o empresário Clístones Pedreira, que também integrou a mesa de abertura, a discussão é de suma importância para o setor produtivo. “A melhora da mobilidade traz produtividade. Um funcionário que passa duas, três horas no trânsito não é produtivo”, destacou.

Nesta quinta-feira, às 9 horas, Pedreira mediará a primeira mesa do dia, sobre a integração dos modos de transporte em um sistema de mobilidade urbana. Ainda pela manhã, haverá um debate a respeito de desafios e soluções metropolitanas. A última mesa do evento será à tarde, sobre experiências e arranjos metropolitanos para o transporte público coletivo. As inscrições para o seminário estão encerradas.

As apresentações contarão com exemplos de experiências de cinco cidades brasileiras — Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Recife (PE) e São Paulo (SP) — e três estrangeiras — Bogotá e Medellín, na Colômbia, e Lisboa, em Portugal.

Ao término do seminário, haverá uma plenária para consolidação das discussões. Um relatório será compartilhado com os participantes, com propostas para aprimorar o sistema de transporte público coletivo do DF e sua integração com os municípios do Entorno.

Veja aqui a galeria de imagens.

Texto: Samira Pádua
Foto: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra