Notícias

Sustentabilidade ambiental é tema de workshop realizado pelo Sistema Fibra

sustentabilidade sesi montezumaAs boas práticas de respeito ao meio ambiente desenvolvidas internamente na Federação das Indústrias do DF (Fibra), bem como nas unidades do Sesi e do Senai-DF, serão transformadas, em breve, em um projeto para todo o parque fabril brasiliense, o Indústria Consciente. Num primeiro momento, as ações já realizadas nas quatro Casas serão analisadas e, posteriormente, unificadas.  A proposta é implementar dentro das empresas do setor industrial práticas viáveis e bem-sucedidas no Sistema Fibra, com o auxílio e apoio da Diretoria de Assuntos de Meio Ambiente da Casa.

Para tanto, o Sistema Fibra realizou, nesta terça-feira (9/6), o I Workshop das Células de Monitoramento do Consumo Consciente”, como é denominado internamente o projeto. O evento foi realizado no Senai Taguatinga e contou com a presença de representantes do Sesi e Senai-DF, assim como do diretor de Assuntos de Meio Ambiente, Marcontoni Bites Montezuma, e sua assessoria.

“Estamos unificando discursos e ações em prol do meio ambiente. O trabalho desta diretoria, em conjunto com as práticas adotadas nas unidades do Sesi, Senai e IEL, é no sentido de convergir esforços em torno de um objetivo comum: promover a conscientização e o desenvolvimento de ações de sustentalibilidade ambiental na indústria do DF”, ressaltou o diretor, na oportunidade.

A sustentabilidade ambiental passou a ser uma premissa e ferramenta de competitividade no mundo empresarial. Diversas leis têm sido criadas com vistas a preservar o meio ambiente diante do consumismo desordenado verificado nas últimas décadas, somado à escacez dos recursos naturais - tão necessários para a manutenção da vida no planeta.

Um dos exemplos da nova legislação é a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aprovada em 2010, após tramitar mais de vinte anos no Congresso Nacional. A PNRS institui a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos: dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, o cidadão e titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos na Logística Reversa dos resíduos e embalagens pós-consumo e pós-consumo.

“Além disso, a sustentabilidade empresarial é capaz de mudar, positivamente, a imagem de uma empresa junto aos seus consumidores. Diversas pesquisas já apontam a mudança no perfil consumidor, que mais conscientes da importância da defesa do meio ambiente, têm dado preferência  a produtos e serviços de empresas sustentáveis”, salientou Montezuma.

O diretor ressalta, no entanto, que as práticas adotadas por uma empresa ‘devem apresentar resutados práticos e significativos para o meio ambiente e a sociedade como um todo’. E acrescenta: “É possível adotar atitudes éticas que visem o crescimento econômico do negócio, sem, com isso, agredir o meio ambiente”, finalizou.

Consumo Consciente

Internamente, diversas práticas em prol do meio ambiente têm mudado a consciência do corpo técnico do Sistema Fibra. As ações têm trazido resultados significativos para casa, incluindo a economia de energia; a correta separação do lixo – permitindo à Casa destinar os redíduos cotidianos para a reciclagem realizada pelas cooperativas de catadores de lixo do DF; a redução da utilização de papel; a troca do copo plástico por canecas individuais; a transformação dos restos de alimentos em compostagem orgânica, entre muitas outras ações.

No I WorkShop, os participantes foram divididos em cinco grupos para discutir seus cases de sucesso. A proposta é que este primeiro debate gere, até a a próxima semana, proposições para a elaboração do programa.

Marcus Fogaça
Assessoria de Imprensa do Sistema Fibra
e-mail: marcus.fogaca@sistemafibra.org.br
Telefone: 3362-6127
Foto: Cristiano Costa

 

Pesquisa

banner indicadores

epilepsia fibra

banner pro site catalogo