Tempo de acreditar

Tempo de acreditar - Palavra do Presidente

Chegamos ao primeiro ano de gestão à frente do Sistema Fibra (Fibra, Sesi, Senai e IEL-DF) com a sensação de que, apesar das dificuldades na economia, conseguimos avançar muito. Com o apoio dos sindicatos e a ajuda dos companheiros da Diretoria Executiva, lançamos as bases de uma nova estrutura – administrativa e de prestação de serviços – que nos permitirá atuar, de forma planejada e integrada, em defesa dos interesses da indústria do Distrito Federal.

Leia mais

Ações estruturantes são definidas na Federação

O romper de 2015 foi marcado pelo início da trajetória da nova diretoria. O tempo de diagnóstico, de conhecimento havia acabado. Tiveram início, portanto, as ações para consolidar a Federação das Indústrias do DF (Fibra) como referência para as empresas do setor e, ainda, para todos os atores envolvidos no processo produtivo do DF.

A visão da nova diretoria se assemelha à construção de uma casa: a fundação, os pilares e a estrutura básica. O projeto de trabalho deste mandato é idealizado e a figura de agente transformador começa a tomar corpo. Foram criados três pilares necessários para que a mudança idealizada pela Casa pudesse ser alcançada.

Ações definidas pelas Fibra

Orçamento público

O primeiro pilar refere-se ao orçamento público do DF. A Fibra entende que não existe desenvolvimento econômico sem a participação do Estado. O objetivo da Casa, portanto, foi contribuir com a elaboração do texto da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), a fim de construir um modelo orçamentário capaz de assegurar a definição de metas e prioridades do Governo de Brasília, com vistas à criação de políticas claras de desenvolvimento do setor industrial. Assim, a Fibra entregou à secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão do DF, Leany Lemos, 22 propostas de alteração no texto preliminar do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para o exercício de 2016.

Planejamento Estratégico

O segundo pilar é o Planejamento Estratégico. Por meio desta consultoria, que contou com a participação massiva dos assessores da Federação e de representantes do Sesi/Senai e IEL, foram estabelecidas nova missão e nova visão, em que o principal foco é tornar o Sistema Fibra agente de transformação, ao começar pelas pessoas, usuárias dos serviços e produtos do Sesi/Senai/IEL, alcançando as empresas e os segmentos que compõem a indústria.

Reestruturação Administrativa

Foi neste momento que a nova diretoria percebeu a necessidade da integração das Casas (Fibra, Sesi, Senai e IEL-DF). Ser agente transformador dependia de uma profunda interação do Sistema Fibra. Nasce o terceiro pilar. A reestruturação administrativa. Dentro da nova realidade proposta, incluindo o viés mercadológico, repensar a Casa fez-se necessário. O Sistema precisava falar a mesma linguagem. Estar integrado. Mudou-se, então, o modelo de gestão da Federação das Indústria do DF. A Fibra pensa. O Sesi, o Senai e o IEL realizam. Este foi o desafio lançado. A Diretoria engajada neste trabalho participou ativamente da ação de reestruturação, pensando nos objetivos traçados e na disponibilidade financeira da Casa.

Comunicação Integrada

Contudo, a eficiência dos estes três pilares propostos: o Planejamento Orçamentário; o Planejamento Estratégico e a Reestruturação Administrativa dependiam de uma boa Comunicação. A Federação enxerga a Comunicação como atividade meio, com importante papel de subsidiar tudo o que é pensado, planejado e executado. Assim, outro trabalho foi iniciado: a integração da comunicação sistêmica.

E este foi o desenrolar de 2015. Da porta pra dentro, muito mais atividades estruturantes. E da porta pra fora, a reinserção do Sistema Fibra no novo contexto político, por meio do diálogo e da atuação junto a importantes atores dos poderes Executivo e Legislativo do DF.

A Casa foi estruturada, tem sido reconhecida fora dos muros do edifício-sede. E agora precisa operacionalizar e finalizar os processos que foram iniciados no começo do ano.