Em parceria com o Sebrae, IEL-DF promove workshop sobre branding

Colocar uma marca na mente dos consumidores não é fácil, mas é fundamental para criar vínculo e fidelidade. Em 9 e 10 de agosto, 40 empresários inscritos na consultoria Gestão da Inovação do Instituto Euvaldo Lodi do Distrito Federal (IEL-DF) participaram do workshop Branding: Como Construir Marcas Fortes?, com o consultor Livio Lourenzo. Foi uma parceria do IEL-DF com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

As atividades foram na sede do Sebrae. No dia 9, o workshop foi direcionado a empresários da indústria de moda. Já no dia 10, reuniu os segmentos de construção civil, de alimentação, de gráficas e de clínicas.

Especialista em Inovação para Pequenos Negócios, Livio Lourenzo (foto) ensina que é preciso aprender a gerenciar uma empresa antes de gerenciar uma marca e que o erro de muitos que querem empreender é criar a marca e depois escolher o público-alvo. “A marca não é apenas um símbolo ou uma identidade visual. Por trás dela, existe uma empresa”, reforçou.

Workshop Branding

O workshop foi dividido em dois módulos. O primeiro, sobre formulação do plano de negócios e gestão financeira, administrativa e de marketing. No segundo módulo, o tema foi a gestão da marca e o neuromarketing, que consiste em gerenciar o imaginário da marca por meio de estímulos mentais para criar vínculos emocionais entre a empresa e o consumidor.

Taiana Miotto é proprietária da marca homônima de vestuário feminino. Ela conta que a empresa passa por uma reestruturação e que vai aplicar o que aprendeu durante o workshop. “Vim para ver essa questão de marketing, como a gente faz esse novo posicionamento da marca. É importante entender como trabalhar este momento de transição, tanto econômico quanto político, para melhorar o atendimento e a marca em si.”

Texto: Guilherme Cunha
Fotos: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra