Agentes de pesquisa do IEL-DF estão nas ruas do Entorno

pesquisa pmad 2018 iel df

Moradores de Águas Lindas, de Cocalzinho, de Padre Bernardo, de Planaltina e de Valparaíso, municípios de Goiás limítrofes ao Distrito Federal, estão sendo entrevistados por agentes de pesquisa do Instituto Euvaldo Lodi do DF (IEL-DF) para a Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílios (Pmad). A realização é da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan).

O objetivo é traçar um perfil da população dos 12 municípios do chamado Entorno, a área metropolitana de Brasília. São cidades que dependem do DF, em especial do Plano Piloto, no que diz respeito a empregos, à procura de bens e de serviços públicos. As perguntas são sobre as condições de moradia, infraestrutura, acessibilidade, migração, saúde, renda e escolaridade.

Em 2017, o IEL-DF fez a coleta de dados em Alexânia, na Cidade Ocidental, em Cristalina, em Formosa, em Luziânia, no Novo Gama e em Santo Antônio do Descoberto. As outras cinco serão finalizadas neste ano para concluir o estudo 2017/2018.

Equipe

Trinta e sete agentes percorrem as ruas de Goiás uniformizados com colete amarelo com as marcas da Codeplan e do IEL-DF e com o questionário digital em mãos para entrevistar moradores das residências selecionadas. Eles fazem as entrevistas de segunda-feira a sábado, das 9 às 18 horas. A estimativa é que o trabalho termine no fim de novembro.

Depois disso, o instituto compilará as informações e as formatará em tabelas. O conteúdo integrará documentos com os dados de cada município. Os pesquisadores da Codeplan são os responsáveis pela checagem, pelo controle de qualidade, pela análise e pela divulgação dos dados.

Dúvidas

Os moradores que quiserem confirmar as informações e os questionamentos feitos pelos agentes de pesquisa podem tirar dúvidas pelos números (61) 3342-2272, 3342-2264 ou 99608-2280. Caso queira checar a identidade dos agentes, basta informar o nome escrito no crachá, o número do RG, do CPF ou da matrícula para o atendente.

Pdad

O IEL-DF também entrevistou, de março a outubro, moradores das 31 regiões administrativas de Brasília para a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad). O objetivo foi colher informações para orientar o planejamento de investimentos e a elaboração de políticas públicas. Os resultados da pesquisa ainda serão divulgados pela Codeplan.

Pela primeira vez na Pdad, os agentes usaram um formulário digital. Antes a coleta de dados era feita no papel. O sistema possibilita, por exemplo, que o agente gere um novo endereço de entrevista quando houver recusa em participar da pesquisa ou quando o morador não for encontrado.

Texto: Dayane dos Santos
Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra


Pesquisar

Processo Seletivo IEL - DF
Banner IEL - DF Vagas de estágio