IEL-DF investe em ações de educação executiva e consultorias

HMF 0820

O Instituto Euvaldo Lodi do Distrito Federal (IEL-DF) encerrou 2018 com crescimento significativo do número de empresários e de trabalhadores atendidos em capacitações e treinamentos: 2.833. Em 2017, 747 pessoas participaram dos cursos de educação executiva. Das 98 empresas atendidas no ano passado, 71 são do setor industrial.

As capacitações do IEL-DF, in company e em turmas abertas, apresentam novos modelos de gestão com foco no aumento da competitividade e da eficiência empresarial. Há cursos sobre inovação, marketing, ética e legislação. Veja aqui as opções.

No ano passado, também foram realizadas 135 consultorias em empresas do DF em áreas como inovação e recursos humanos, com a implantação dos subsistemas de RH, o diagnóstico organizacional e o mapeamento de perfil.

Umas das empresas atendidas pelo IEL-DF foi a Companhia Energética de Brasília (CEB), com as consultorias Diagnóstico Organizacional, Ética e Conduta e Lei Anticorrupção. Segundo a administradora Marcela Mesquita Ribas, foi a primeira vez que a empresa recebeu consultoria do IEL-DF. “É importante para nós criar esse vínculo com os funcionários. Acredito que todas as empresas devam receber esse tipo de consultoria”, afirma.

CEM03 IEL HELIO MONTFERRE1

As consultorias Ética e Conduta e Lei Anticorrupção foram as mais procuradas pelas empresas em 2018, conta Érika Caetano, coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento de Carreiras do IEL-DF. “Com a conjuntura nacional, as empresas sentiram a necessidade de aperfeiçoamento de seus processos”, explica a coordenadora. No DF, a partir de junho de 2019, só empresas que tiverem programas de compliance poderão fazer contratos com a administração pública local. A obrigatoriedade foi estabelecida pela Lei nº 6.112/2018. 

Estágio e inserção no mercado

Em 2018, 2.242 estudantes de Ensino Médio, Ensino Técnico e Ensino Superior foram inseridos em vagas de estágio por meio do IEL-DF e 337 novas empresas firmaram convênio com o instituto. São mais de 1,5 mil empresas conveniadas ao IEL-DF para programa de estágio.

O resultado é fruto de um intenso trabalho de capacitação e de orientação por meio de palestras e workshops. A equipe do IEL-DF esteve em eventos como o 8º Fórum Mundial da Água, a 1ª Feira de Estágio e Emprego e o Conecta IF (promovidos pelo Instituto Federal de Brasília), a 6ª Semana Acadêmica de Administração da Universidade de Brasília (UnB), o 6º Congresso de Iniciação Científica e Extensão do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) e a Feira de Carreiras e Mercado da Universidade Paulista (Unip). Além de intermediar estágios, em 2018 o instituto realizou 57 processos seletivos para vagas de emprego.

Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
Foto de capa: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
Foto interna: Helio Montferre/Sistema Fibra