Codeplan divulga dados da Pdad 2018

pdad 2018 codeplan iel dfNa manhã desta quarta-feira (20), a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) divulgou os resultados da quinta edição da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad). Desde 2004, a pesquisa retrata as condições de moradia, de infraestrutura, de acessibilidade, de renda e de escolaridade da população local. O objetivo é utilizar essas informações no planejamento de investimentos e na elaboração de políticas públicas.

O Instituto Euvaldo Lodi do DF (IEL-DF) foi o responsável por coletar os dados nas 31 regiões administrativas de Brasília. Os agentes de pesquisa percorreram as ruas de março a outubro de 2018. Pela primeira vez, foi adotado o formulário de pesquisa digital. O novo modelo permitiu maior agilidade na apuração dos dados e na qualidade da coleta das informações. O questionário determinava as perguntas a serem feitas de acordo com a resposta anterior, ou seja, fez com que diminuíssem as chances de erro humano.

A pesquisa está no site da Codeplan. A expectativa é que até maio os relatórios individuais das 31 regiões sejam publicados gradativamente.

“A Pdad retrata os aspectos sociais, econômicos e culturais e os hábitos de consumo. Mapeia a situação da nossa cidade e dá diretrizes para as ações do governo”, explicou o presidente da Codeplan, Jean Lima (foto). Ele destacou que a meta do governo é o desenvolvimento econômico do DF, com foco na geração de emprego e renda, a partir dos dados coletados.

O presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Jamal Jorge Bittar, que também é o diretor regional do IEL-DF, compareceu ao evento. “A Pdad é um suporte na construção de serviços que atendam às necessidades reais da população, favorecendo também a aplicação racional dos recursos públicos.”

Pmad

A Codeplan também anunciou nesta quarta-feira o período de realização da Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílios (Pmad) de 2019. A previsão é que o levantamento ocorra de maio a agosto e o resultado seja divulgado em novembro. Os municípios que vão participar da pesquisa são Santo Antônio do Descoberto, Alexânia, Planaltina, Formosa, Cristalina, Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama, Valparaíso, Cocalzinho, Padre Bernardo e Águas Lindas.

A coleta de dados para a Pmad 2017/2018 foi feita pelo IEL-DF. O objetivo dessa pesquisa é traçar o perfil da população dos 12 municípios do chamado Entorno, a área metropolitana de Brasília. São cidades que dependem do DF, em especial do Plano Piloto, no que diz respeito a empregos e à procura de bens e de serviços públicos. As perguntas foram sobre as condições de moradia, infraestrutura, acessibilidade, migração, saúde, renda e escolaridade.

Texto: Dayane dos Santos
Foto: Helio Montferre/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra