Indústrias aprovam serviços do Sesi e do Senai

A maioria das indústrias atendidas pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está satisfeita com os serviços prestados, constatou uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O levantamento foi feito de setembro a dezembro de 2016 e mostrou que 88% das empresas ficaram satisfeitas ou muito satisfeitas com os serviços do Senai e 84%, com os trabalhos do Sesi.

No Distrito Federal, a satisfação foi de 92% em relação ao Senai e de 88% em relação ao Sesi. “São resultados que atribuo às nossas equipes, que estão sempre em busca da excelência no atendimento às necessidades das empresas e do setor industrial. Temos profissionais muito qualificados, tanto no Senai quanto no Sesi, para dar todo tipo de suporte ao setor produtivo”, afirma Jamal Jorge Bittar, presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra).

A Casa de Biscoitos Mineiros* contratou o Senai-DF em 2017 para elaborar e implementar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da confeitaria. Para a nutricionista da empresa, a qualidade do atendimento, desde o primeiro contato até a conclusão da consultoria, foi o ponto alto do serviço. “De forma didática e objetiva, eles apresentaram o que era melhor para a empresa”, afirma Letícia Caetano (foto). A consultoria inclui o cadastramento no site do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), o diagnóstico da empresa e orientações sobre a coleta e disposição dos resíduos gerados.

pesquisa de satisfacao sesi senai

O suporte e a execução do trabalho do Senai-DF contribuíram para o fácil entendimento da equipe da confeitaria sobre a importância de tornar o negócio sustentável e competitivo. “O custo é acessível e justo, considerando a importância da temática”, afirma Letícia.

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb)* é uma das empresas que utilizam serviços do Sesi-DF, como os programas de prevenção relacionados à Segurança e Saúde no Trabalho – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e Programa Sesi Ginástica na Empresa. A proposta é contribuir para a redução de acidentes e de doenças ocupacionais.

Na avaliação do gerente de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho da Caesb, Eurival Monteiro, o trabalho desenvolvido pelo Sesi-DF é essencial e indispensável para as instituições que prezam pela qualidade de vida dos seus colaboradores. “A parceria com o Sesi garante aos funcionários o bem-estar e o cumprimento da gestão de recursos humanos, pontos importantíssimos para o crescimento da companhia”, diz.

Dados nacionais

O grau de satisfação em relação ao Sesi permaneceu estável na comparação com 2014. No caso do Senai, houve crescimento de 5 pontos percentuais: era de 83% na pesquisa anterior. A pesquisa feita em 2016 mostrou ainda que, para 90% dos entrevistados, o Senai é essencial para a indústria brasileira. No caso do Sesi, esse índice é de 87%.

No Senai, 85% dos entrevistados ficaram satisfeitos ou muito satisfeitos com o atendimento e 82% com os custos dos serviços. O índice de satisfação de atendimento e de custo foi o mesmo no Sesi, de 85%.

Para a realização da pesquisa, foram entrevistadas 2.275 empresas atendidas pelo Sesi e 1.646 atendidas pelo Senai. O grau de confiança é de 95%.

* As empresas citadas não participaram da pesquisa feita em 2016.

Texto: Dayane dos Santos, com informações da Agência de Notícias da CNI
Foto: Helio Montferre/Sistema Fibra