Categorias

Os cursos técnicos do Senai-DF destinam-se a estudantes ou a qualquer pessoa maior de 16 anos que tenha concluído o Ensino Médio e deseje exercer uma ocupação técnica reconhecida pelo mercado de trabalho. Os cursos presenciais duram de um ano a um ano e meio. Já os cursos a distância têm em média carga horária de 1.200 horas-aulas, sendo 20% presenciais, na unidade do Senai que oferece o curso escolhido. As aulas presenciais são necessárias para que o aluno tenha acesso à parte prática da futura profissão. Os estudantes aprovados recebem diploma de técnico, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação.

Até 2017, eram publicados editais para selecionar os alunos dos cursos técnicos do Senai-DF. Agora, a classificação dos alunos é feita conforme a ordem de matrícula em uma das nossas escolas (Gama, Sobradinho ou Taguatinga).

Para se matricular, é necessário cumprir os requisitos (ter mais de 16 anos e estar cursando o Ensino Médio ou tê-lo concluído) e pagar a primeira parcela do curso, além de apresentar originais e cópias do comprovante de situação escolar (declaração ou certificado e histórico escolar), da carteira de identidade, do CPF e do comprovante de residência, além de uma foto 3x4. Menores de idade precisam estar acompanhados do responsável, que também deve apresentar carteira de identidade e CPF.

Endereços

Gama: Área Especial, Entrequadras 2 e 8 – Setor Sul

Sobradinho: Quadra 13, Área Especial n° 3, Lotes A/F

Taguatinga: Área Especial n° 2 – Setor C Norte

Telefone

Os interessados podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente/Ouvidoria pelo telefone (61) 4042-6565 para tirar dúvidas.

Aprendizagem profissional, segundo conceito legal, é a formação técnico-profissional compatível com o desenvolvimento físico, moral, psicológico e social dos jovens, caracterizada por atividades teóricas e práticas, organizadas em tarefas de complexidade progressiva, desenvolvidas no ambiente de trabalho. É a articulação entre formação e trabalho. Lei Federal nº 10.097/2000, regulamentada pelo Decreto nº. 5.598/2005.

 

Esta Lei determina que as empresas contratem, no mínimo, 5% e, no máximo, 15% de jovens aprendizes em relação ao número de funcionários, cujas funções demandem formação profissional. É, no entanto, facultativa a contratação de aprendizes pelas micro e pequenas empresas, inclusive as que fazem parte do Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições, denominado “Simples”.

 

O jovem aprendiz deverá ter entre 14 e 24 anos para ser contratado por prazo determinado, não superior a 2 (dois) anos. No caso das pessoas com deficiência, não haverá limite máximo de idade para contratação.

Conheça os cursos oferecidos na modalidade Aprendizagem!

Atendimento à imprensa
Assessoria de Imprensa do Sistema Fibra
Fibra / Sesi / Senai / IEL
 
 
Suzana Leite
Telefone: (61) 3362.6139
Celular: (61) 99956.2447
 
Aline Reis
Telefone: (61) 3362.6171
Celular: (61) 99674.0238