×

Mensagem

EDOCMAN_LOGIN_TO_VIEW_DOCUMENT

Venha para a Olimpíada do Conhecimento!

A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das Américas. Realizada há mais de 20 anos no Brasil, a competição, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) a cada dois anos, reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do SENAI.

Na competição, os jovens são desafiados a executar tarefas do dia a dia das empresas, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Vencem aqueles que alcançarem as melhores notas nos quatro dias de prova.

Além de incentivar a dedicação dos estudantes, a Olimpíada do Conhecimento é uma forma de avaliar a qualidade da educação oferecida pelo SENAI. O desempenho na competição forma um conjunto de indicadores que apontam tendências tecnológicas e mudanças nos perfis profissionais que orientam o SENAI na atualização dos currículos nas escolas.

A Olimpíada do Conhecimento é hoje uma vitrine de novos talentos, inteligência e tecnologia de ponta e tem como objetivos:

Como é a competição?

Os alunos são desafiados a executar tarefas do dia a dia das empresas, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Vencem a competição aqueles que alcançarem as melhores notas nas provas. Nesta fase, os alunos são avaliados segundo critérios de conhecimento técnico e tecnológico, de qualidades pessoais e de habilidades e atitudes - requisitos essenciais para inserção e permanência do jovem trabalhador no mercado de trabalho.

Onde ocorre?

A Olimpíada do Conhecimento começa dentro das escolas do SENAI. Os melhores alunos participam da Etapa Estadual e, em seguida, os vencedores de cada estado vão para a Etapa Nacional. Os vencedores desta fase vão ainda mais longe, formam a delegação brasileira e participam da competição internacional World Skills, competição em que jovens do mundo inteiro demonstram habilidades profissionais.

Novo formato

Desde 2018, a Olimpíada do Conhecimento tem um formato diferente dos anos anteriores – antes, o evento era palco de disputas entre estudantes de diversas profissões técnicas, com o objetivo de selecionar a equipe brasileira para a WorldSkills Competition. Repaginada, a OC2018 apresentou ao público grande exposição do futuro, ao mostrar tecnologias da indústria 4.0.