Venha para a Olimpíada do Conhecimento!

A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das Américas. Realizada há mais de 20 anos no Brasil, a competição, promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) a cada dois anos, reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do SENAI.

Na competição, os jovens são desafiados a executar tarefas do dia a dia das empresas, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Vencem aqueles que alcançarem as melhores notas nos quatro dias de prova.

Além de incentivar a dedicação dos estudantes, a Olimpíada do Conhecimento é uma forma de avaliar a qualidade da educação oferecida pelo SENAI. O desempenho na competição forma um conjunto de indicadores que apontam tendências tecnológicas e mudanças nos perfis profissionais que orientam o SENAI na atualização dos currículos nas escolas.

A Olimpíada do Conhecimento é hoje uma vitrine de novos talentos, inteligência e tecnologia de ponta e tem como objetivos:

  • Promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais;
  • Estimular o aprimoramento permanente dos jovens em processo de formação;
  • Incentivar melhores níveis de desempenho dos alunos em cada modalidade;
  • Proporcionar aos alunos oportunidades de vivenciar, em teste, situações semelhantes às que eles enfrentarão na vida profissional;
  • Promover o intercâmbio técnico-pedagógico entre os participantes (docentes e alunos);
  • Propiciar condições de demonstração da potencialidade técnica do SENAI, pela apresentação dos conhecimentos técnicos e das habilidades dos participantes.
  • Elevar a competitividade da indústria brasileira

Como é a competição?

Os alunos são desafiados a executar tarefas do dia a dia das empresas, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Vencem a competição aqueles que alcançarem as melhores notas nas provas. Nesta fase, os alunos são avaliados segundo critérios de conhecimento técnico e tecnológico, de qualidades pessoais e de habilidades e atitudes - requisitos essenciais para inserção e permanência do jovem trabalhador no mercado de trabalho.

Onde ocorre?

A Olimpíada do Conhecimento começa dentro das escolas do SENAI. Os melhores alunos participam da Etapa Estadual e, em seguida, os vencedores de cada estado vão para a Etapa Nacional. Os vencedores desta fase vão ainda mais longe, formam a delegação brasileira e participam da competição internacional World Skills, competição em que jovens do mundo inteiro demonstram habilidades profissionais.

Novo formato

Desde 2018, a Olimpíada do Conhecimento tem um formato diferente dos anos anteriores – antes, o evento era palco de disputas entre estudantes de diversas profissões técnicas, com o objetivo de selecionar a equipe brasileira para a WorldSkills Competition. Repaginada, a OC2018 apresentou ao público grande exposição do futuro, ao mostrar tecnologias da indústria 4.0.

Pesquisar

BOTAO SITE PARA OC

BANNER LATERAL IST

 Banner Unidades GAMA

Banner Unidades SOBRADINHO

Banner Unidades TAGUATINGA