Senai leva serviços à Semana de Ciência e Tecnologia

Os visitantes que comparecerem até domingo (29) à 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal poderão conhecer um pouco mais sobre a educação técnica e profissional oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF).

As Unidades Móveis de Construção Civil e de Tecnologia da Informação estão no centro do evento, que ocorre no pavilhão de exposições do Parque da Cidade. No interior das carretas, é possível visualizar a infraestrutura montada para os cursos itinerantes, como explica o instrutor-líder de TI do Senai Taguatinga, Humberto Nakayama: “Nossa unidade tem 21 computadores de última geração, além de impressoras de grandes e de pequenos formatos. Com isso, podemos ministrar cerca de 40 cursos, como operador de micro, design de softwares e design gráfico”, explica.

Única totalmente voltada para tecnologia da informação no DF, a unidade móvel do Senai leva cursos de até 200h a todas as regiões administrativas e a municípios do Entorno. “Nós atendemos a muitas demandas específicas de empresas interessadas em capacitar seus empregados. Também oferecemos cursos para a comunidade em parceria com o governo. A ideia é levar informação e conhecimento para todo o DF”, afirma Nakayama.

Equipada com o que há de mais moderno para cursos de construção de edificações convencional e a seco, a Unidade Móvel de Construção Civil do Senai-DF tem capacidade para receber 18 alunos ao mesmo tempo. Entre atividades práticas e teóricas, são 15 capacitações de qualificação e aperfeiçoamento, entre elas: Jardinagem e Paisagismo, Pedreiro de Alvenaria, Pintor Predial, Elétrica Predial e Carpinteiro de Fôrmas.

A passeio em Brasília, o roraimense de 15 anos Adriel Oliveira ficou encantado com a unidade móvel. “Achei surpreendente como o espaço oferece tudo que é preciso para ministrar os cursos. Já fiz algumas dessas atividades e a estrutura era a mesma, mas em um instituto. A carreta é uma forma de ensino eficaz e acessível.”

Realidade aumentada e Informática Inclusiva

Além das unidades móveis, o Senai-DF levou à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia a metodologia inovadora que utiliza nas salas de aula em seus cursos técnicos: a realidade aumentada. Com a ajuda de um aplicativo de celular, o aluno pode ver parte do conteúdo das apostilas em formato tridimensional, o que facilita a aprendizagem e compreensão. É o que explica a instrutora do curso de Segurança do Trabalho do Senai Gama Isabel Araújo: “Hoje tudo é feito pelo celular. As pessoas ficam conectadas todo o tempo. Trazer essa tecnologia para a sala de aula é uma forma de tornar o ensino ainda mais eficaz, incentivando a pesquisa e a busca por mais conhecimentos”.

Outra metodologia demonstrada é a Informática Inclusiva, que capacita pessoas com deficiência visual para a utilização de microcomputadores. Por meio de ferramentas de tecnologias assistivas como softwares, o aluno recebe informações em áudio e utiliza teclas de atalho. “Estamos de portas abertas para receber todos aqueles que estiverem interessados em estudar conosco”, afirma Aroldo Cardoso, instrutor de Informática Inclusiva do Senai.

Para obter mais informações sobre os serviços acima, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente do Senai pelo telefone (61) 4042-6565.

Texto: Aline Porcina
Fotos: Cristiano Costa
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra