Grand Prix Senai premia melhores soluções para a indústria

grandprix inovacao senai gama premiacao sistemafibra

Em 28 e 29 de novembro, 21 equipes de estudantes das três unidades do Distrito Federal do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) fizeram uma imersão de 24 horas para sugerir soluções a entraves das empresas Paulo Octávio, Brasal, Caesb, FVO Alimentos e Sabin. O Grand Prix Senai de Inovação é uma atividade pedagógica realizada anualmente com estudantes de cursos técnicos e de qualificação.

A disputa se dá entre equipes de uma mesma unidade. No DF, as premiações ocorreram na noite de quarta-feira (29). No Gama, o pódio foi composto pelas equipes Ease, Winners e Great Warriors, respectivamente. Em Taguatinga, o primeiro lugar ficou com a Brainstorming, o segundo com a Mad Max e o terceiro com a Távola Redonda. Já em Sobradinho, Hakuna Matata, Charada’s e Senai Virus foram as mais bem colocadas.

“O grande objetivo do Grand Prix Senai de Inovação é estimular nos nossos alunos o pensamento crítico para que proponham soluções aos problemas, aos entraves, aos gargalos das empresas. Para essa atividade, a gente preconiza a diversidade de segmentos e de cursos – de qualificação, técnicos e de aperfeiçoamento”, explica Alessandra Sacramento, coordenadora de Tecnologia e Inovação do Senai-DF.

A comissão julgadora é composta por pessoas das empresas participantes e por coordenadores do Senai-DF. Os primeiros lugares de cada unidade visitarão as instalações da empresa parceira e ganharam matrícula em um curso de qualificação, além de certificado de participação. As equipes que ficaram em segundo lugar ganharam a matrícula e o certificado. As que ocuparam o terceiro lugar receberam certificado de participação.

Os desafios

Para ajudar a construtora Paulo Octávio, há 42 anos no segmento de construção civil do Distrito Federal, os alunos precisaram apresentar proposta de adequação para um elevador do tipo cremalheira, aquele que permite que seja feito o transporte da carga e do profissional ao mesmo tempo, conforme o disposto na Norma Regulamentadora 18 do Ministério do Trabalho e emprego. A NR determina que o posto de trabalho do profissional, dentro do elevador, seja isolado e disponha de proteção segura contra queda de materiais.

O Laboratório Sabin atua há 37 anos no segmento de medicina diagnóstica. A missão dos alunos era apresentar à empresa uma solução para a redução de acidentes na manipulação de seringas e agulhas, considerando que a empresa tem adotado procedimentos operacionais e treinamento para os empregados.

A FVO Alimentos produz alimentos e petiscos para animais de estimação. O processo produtivo é baseado na utilização do vapor obtido por meio de uma caldeira cujo principal insumo é a lenha. O desafio proposto foi que os alunos apresentassem formas alternativas de geração de energia para alimentação da caldeira.

A Brasal Refrigerantes é concessionária e fabricante da Coca-Cola desde 1989. Dentro de todos os processos logísticos, um em especial vem apresentando problemas: o transporte de cargas das baias dos caminhões até os pontos de vendas. Muitas vezes, é realizado manualmente, acarretando afastamentos por distúrbios ósseos e musculares e influenciando diretamente os índices de produtividade. O desafio foi encontrar uma solução para os índices de afastamento no setor de transporte de cargas, sabendo-se que a empresa distribui cintas lombares e carrinhos.

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) atende 2,59 milhões de pessoas com serviços de abastecimento de água e 2,45 milhões com serviços de esgotamento sanitário. No processo de saneamento de água/esgoto, a Caesb utiliza a substância química hipoclorito de sódio. Em unidades de tratamento de água, o produto é armazenado em grandes tanques. Quando há vazamento, a empresa fornecedora do produto deve substituir os recipientes de forma segura, uma vez que a substância é tóxica. A inexistência de um monitoramento eletrônico capaz de identificar a gravidade do vazamento causa o retardo na percepção do problema, e, consequentemente, na adoção de medidas corretivas. O desafio foi encontrar uma solução para identificar a dimensão do vazamento nas unidades de armazenamento com a devida sinalização, comunicação e planejamento para alerta e evacuação das comunidades vizinhas.

Linha de inovação

O Senai estimula a inovação e o empreendedorismo nos seus alunos em vários níveis, levando em conta que são competências cada vez mais exigidas no mercado. No Grand Prix, competição interna das unidades,os estudantes trabalham com empresas da mesma cidade e agem mais no campo da ideia. Em seguida, no Projetos Integradores, atendem a desafios de qualquer lugar do país e colocam a ideia em prática. Por fim, há o Inova, no qual o Senai realiza uminvestimento para fazer o protótipo de forma mais elaborada.

Texto: Aline Reis
Foto: Cristiano Costa e Moacir Evangelista/Sistema Fibra
Assessoria de Imprensa do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF)