Começa curso de Agente de Recuperação de Resíduos

catadores curso slu

Catadores de materiais recicláveis de oito cooperativas das 22 que têm contrato com o governo local serão capacitados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) no curso de qualificação inédito Agente de Recuperação de Resíduos. A formação profissional gratuita foi pactuada por meio de um termo de cooperação com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

Os 638 trabalhadores serão divididos em 20 turmas, com opções nos turnos matutino e vespertino. As aulas serão na Fábrica Social, no galpão do SLU na Cidade Estrutural e nos cinco centros de triagem destinados à separação dos materiais, onde haverá a parte prática.

O recém-criado curso de qualificação Agente de Recuperação de Resíduos, com 160 horas-aulas, é dividido nos seguintes módulos: cooperativismo, atitudes pessoais, segurança do trabalho e manutenção de equipamentos, gerenciamento de resíduos sólidos, noções de processos de produção, empreendedorismo e gestão administrativa e financeira.

Para 38 pessoas que atuam na gestão das cooperativas, há ainda um módulo de informática básica, com 40 horas. Este teve início nesta quinta-feira, 3 de maio. São dois encontros por semana – às quintas e às sextas-feiras. As aulas ocorrem na Fábrica Social, com uma turma de manhã e outra de tarde.

A partir de 11 de junho, todos os alunos vão dar início aos outros sete módulos, com uma aula semanal. A previsão de conclusão do curso é maio de 2019, quando os aprovados receberão certificado de qualificação profissional.

Veja as cooperativas que serão capacitadas nas primeiras turmas do curso de qualificação Agente de Recuperação de Resíduos do Senai-DF:

Capacitação gratuita

O objetivo é a inclusão socioprodutiva dos catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis, após a desativação do Aterro Controlado do Jóquei, o Lixão da Estrutural, que ocorreu em janeiro. O curso enquadra-se no Programa Senai de Gratuidade Regimental, que destina vagas a pessoas de baixa renda. O Decreto nº 6.635/2008 determina que o Senai destine o valor correspondente a dois terços da receita líquida da contribuição compulsória geral a vagas gratuitas em cursos e em programas de educação profissional.

Os 38 alunos que fazem o módulo de informática básica foram selecionados pelo próprio SLU. Os outros catadores das cooperativas citadas acima devem se inscrever até 11 de maio. Eles podem se matricular nos próprios galpões onde trabalham. É necessário apresentar cópias dos seguintes documentos: identidade, CPF, comprovante de escolaridade ou autodeclaração, comprovante de residência ou autodeclaração e autodeclaração de baixa renda.

Veja aqui mais fotos do curso.

Texto: Aline Roriz   
Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra