Alunos de cursos técnicos do Senai passam por avaliação de desempenho
- Detalhes
- Criado: Segunda, 07 Mai 2018 18:52
Estudantes de cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de todo o Brasil vão realizar a Avaliação de Desempenho de Estudante, um dos componentes do Saep (Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica). A avaliação é dividida em duas etapas: prova objetiva on-line, que deve ser feita de 7 a 16 de maio, e avaliação prática, de 21 de maio a 8 de junho.
No Distrito Federal, serão avaliados oito cursos técnicos: Administração, Edificações, Eletromecânica, Eletrotécnica, Manutenção Automotiva, Redes de Computadores, Segurança do Trabalho e Telecomunicações. Foram inscritos para fazer a prova on-line 327 estudantes das três unidades – Gama, Sobradinho e Taguatinga –, dos quais 121 também foram cadastrados para a prova prática. Os alunos que tiverem concluído pelo menos 80% da carga horária dos cursos técnicos podem fazer a prova objetiva on-line. A prova prática, por sua vez, é uma amostragem com estudantes selecionados pelo departamento nacional do Senai.
Desde 2009, o Saep avalia a qualidade dos cursos técnicos do Senai e serve como instrumento para melhorar o ensino da instituição. “O Senai é referência em educação profissional e somos os únicos a fazer esse tipo de avaliação. Os alunos que fazem a prova ajudam a verificar a qualidade dos cursos. Por consequência, vão ter um bom referencial de formação e mais vantagem em um processo de seleção”, afirma a interlocutora regional do Saep no DF, Thaysa Tonhá, coordenadora pedagógica do Senai Gama.
Para estimular os alunos a participar das provas, as três unidades do Senai-DF vão realizar sorteios de equipamentos que serão úteis para os futuros profissionais na sua área de formação. No caso do curso de Redes de Computadores, por exemplo, o brinde será um HD externo.
Etapas de avaliação
As avaliações do Saep são elaboradas e aplicadas pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe). Além de alunos, todos os professores dos oito cursos a ser avaliados no DF e os gestores das três unidades farão a avaliação objetiva.
A prova objetiva de conhecimentos específicos é composta por 40 questões de múltipla escolha, além de um questionário sobre fatores associados ao ensino, com questões sobre temas além da sala de aula, material didático, clima escolar, infraestrutura, prática docente, projeto pedagógico, entre outros.
“Tudo isso contribui para um bom ou mau resultado do aluno em um curso técnico”, explica Thaysa. Cada estudante deve realizar a avaliação no dia, horário e laboratório selecionados na hora do cadastro, que é feito pela coordenação da unidade. O aluno terá duas horas para responder à prova objetiva e mais uma hora para o questionário
Na avaliação prática, os alunos terão de resolver um problema em laboratório.
Texto: Aline RorizFoto: Cristiano Costa/Sistema FibraAssessoria de Comunicação do Sistema Fibra